Com certeza você já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio. E ela é mesmo, pois sem uma boa propaganda, sem marketing e divulgação, o seu negócio não decola.
No entanto, não dá para esquecer de outro detalhe que é tão importante e eficiente quanto a boa propaganda: a segmentação de leads e clientes, pois ela é um ingrediente fundamental na era digital, em que ter um site é questão de sobrevivência.
Nas atuais circunstâncias você já deve saber que sem um site o seu negócio não existe e que para o seu negócio adquirir credibilidade você deve contar com um registro de domínio e uma hospedagem de site. Tudo isso é importante!
Porém, para que a sua presença digital seja eficiente, além da hospedagem e domínio é preciso interagir com quem realmente é o público do seu produto ou serviço. É aí que entra em ação a segmentação dos seus leads e clientes.
A importância da segmentação
Na era digital o seu site é como uma loja aberta para quem quiser entrar, contudo, nem todos que o acessaram serão o seu público-alvo, ou a sua persona. Por isso, é necessário segmentar esses visitantes e ver quais realmente são os seus clientes em potencial.
Os clientes em potencial, também conhecidos como leads, é quem devem interagir com você. E para captar leads a segmentação é o recurso básico.
Além disso, por meio da segmentação você vai saber para quem direcionar a sua comunicação, para quem vai divulgar as promoções dos seus produtos, o seu conteúdo, ou seja, você vai dialogar e interagir com o seu público-alvo.
A segmentação também é importante para orientar na jornada de compra do seu cliente. Por meio da segmentação você terá uma noção mais clara em qual etapa está o seu lead, se é na fase de descoberta ou na fase de aquisição do produto.
Como realizar a segmentação dos seus leads e clientes
Segmentar os seus clientes e leads exige ferramentas e estratégias específicas. Um exemplo disso é a utilização de landing pages, também conhecidas como páginas de destino. Por meio dessas páginas os visitantes se cadastram e aceitam receber conteúdo produzido pela sua empresa.
A utilização desse recurso é tão importante que você pode contar com ferramentas próprias para a criação de landing pages. Uma delas é a Instapage.
Outra estratégia muito importante quando o assunto é a segmentação de leads e clientes é a utilização do e-mail marketing. Ele é perfeito para manter e reforçar a interação com quem realmente interessa para o seu empreendimento.
Nesse caso, ferramentas como o Mailchimp são fundamentais para tornar eficiente a estratégia de e-mail marketing. A ferramenta é capaz de organizar listas de e-mails, programar disparo das mensagens e mais uma série de funcionalidades.
Além disso, para melhorar ainda mais o seu processo de segmentação, é necessário levar em consideração também métodos eficientes, como os exemplos a seguir.
Segmentação por dados demográficos
Esse é um meio válido de segmentar os seus leads, especialmente quando se trata de um pequeno negócio com o foco em atender clientes de um determinado município ou até mesmo de um bairro.
Segmentação por produtos
Caso o seu negócio trabalhe oferecendo mais de um produto é importante saber por qual produto o seu lead denota mais interesse, bem como o porquê desse interesse específico. Desse modo você tem condições de elaborar melhor as suas abordagens de interação.
Segmentação pelos materiais mais consumidos
Com certeza, na hora de adotar a sua estratégia de marketing digital, a sua empresa oferece formatos diferenciados de conteúdos para seus leads.
Nesse caso você pode melhorar a sua segmentação por meio da análise do tipo de material e interesses que o seu público demonstra.
Sendo assim, você pode criar, por exemplo, um grupo de segmentação destinados para contatos que assistem os seus vídeos, porém raramente acessam o seu blog ou efetuam o download dos seus e-books.
Do mesmo modo você pode criar um grupo voltado para aqueles que dão preferência para as postagens no blog.
Segmentação por meio do lead scoring
O lead scoring é um método em que você avalia os seus leads por meio de notas e pontuações. Por meio dessas notas você tem uma noção mais precisa acerca do nível em que eles se encontram.
Sendo assim, você vai saber com mais segurança quais estão mais preparados para a compra ou quais querem conhecer melhor o seu conteúdo.
O lead scoring é realizado por meio de uma ferramenta apropriada para esse fim. Ela avalia todos os leads de acordo com alguns critérios específicos e confere uma ou mais notas para apontar em que grau o lead está para realizar ou não uma compra.
Sem segmentação o seu negócio é como um navio navegando sem um mapa
Portanto, adote estratégias que visam a interação com quem faz parte do seu público-alvo. Desse modo, você vai conseguir nutrir e captar os leads, bem como conquistar mais clientes.