O vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB) quer saber quais ações estão sendo implementadas para acabar com as constantes falta de água em vários bairros da Zona Leste de Ribeirão Preto, especialmente no Jardim Paulista, Jardim Paulistano e Parque Bandeirantes.
Para isso, o parlamentar, que preside Comissão Especial de Estudos da Câmara sobre o problema de abastecimento, encaminhou requerimento ao Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp). No documento, pergunta quais investimentos são necessários para regularizar a situação na região e quais já foram realizados.
O sistema de abastecimento de água da cidade é feito em sua maioria diretamente do poço artesiano de captação direto para o consumidor final. Este sistema provoca, em períodos de maior consumo, que as regiões mais elevadas da cidade enfrentem problemas. A solução técnica para resolver o problema inclui a construção de mais reservatórios e a setorização na distribuição.
Neste ano, o Daerp já investiu em cinco novos reservatórios com capacidade de armazenamento de 6,8 milhões de litros e investimento de R$ 6,1 milhões. Os novos reservatórios fazem parte do Programa de Gestão, Controle e Redução das Perdas de Água e Eficiência Energética desenvolvido pelo Daerp. Ainda segundo a autarquia, neste período de estiagem o consumo de água aumentou 10%.