Tribuna Ribeirão
Mundo

Furacão Laura avança rumo à costa dos EUA

CIRA/NOAA/REUTERS

Passando pelo Golfo do México e cada vez mais próxi­mo do continente, o Furacão Laura evoluiu para a catego­ria quatro e já é considerado “extremamente perigoso” pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), com ventos de até 193 quilômetros.

A previsão é que o fura­cão chegue já na manhã desta quinta-feira, 27 de agosto, aos estados americanos de Texas e Louisiana. “Tempestade ca­tastrófica, ventos extremos e enchentes são esperados”, diz o órgão americano. “Resta pouco tempo para proteger a vida e a propriedade antes que os ven­tos aumentem”, alerta o NHC, em nota oficial. Existe a possi­bilidade de evolução à catego­ria cinco, a mais elevada.

O Furacão Laura já provo­cou o fechamento da maioria das plataformas de petróleo no Golfo do México. De acor­do com dados de terça-feira (25) do Escritório de Segu­rança e Fiscalização Ambien­tal (BSEE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, 84,3% da produção petrolífera da re­gião estão suspensas.

A tempestade, que na ma­nhã de ontem já atingiu a cate­goria 3 na escala Saffir-Simpson de cinco graus para medição de intensidade de furacões, estava a cerca de 465 quilômetros a sudeste de Galveston, no Texas. Furacões de categoria 4 podem gerar ventos de até 250 quilô­metros por hora.

Mais de 420 mil moradores do Texas e mais 200 mil pessoas da vizinha Louisiana receberam ordens de retirada obrigatória, e equipes estaduais e federais de gerenciamento de emergên­cias correram para providen­ciar acomodações em abrigos e deixar socorristas a postos para possíveis resgates.

“Vocês só têm algumas ho­ras para se preparar e sair antes do #FuracãoLaura. Onde quer que estejam, é aí que terão que aguentar a tempestade. Sejam espertos e fiquem seguros”, tui­tou o governador da Louisiana, John Edwards. A tempestade estava se movendo a cerca de 24 quilômetros por hora.

A maré de tempestade ao longo da Costa do Golfo dos EUA pode fazer as águas subi­rem entre 3,7 e 4,6 metros em Intracoastal City e Morgan City, na Louisiana, e o Laura deve despejar entre 13 e 25 centíme­tros de chuva na região, disse o NHC. No Texas, muitos mora­dores passaram o dia empaco­tando e preparando seus lares e negócios para o impacto previs­to do Laura a partir de hoje.

A tempestade também deve desencadear tornados sobre a Louisiana, o extremo sudeste do Texas e o sudoeste do Mis­sissippi, alertou o centro, acres­centando que provavelmente haverá inundações generaliza­das em áreas urbanas do extre­mo sudeste do Texas até a Lou­isiana e o Arkansas.

Postagens relacionadas

Cientistas da UE dizem que 2021 foi 5º ano mais quente já registrado

William Teodoro

Israelenses criam remédio promissor contra covid

William Teodoro

Kamala Harris garante votos para as eleições  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com