Passando pelo Golfo do México e cada vez mais próximo do continente, o Furacão Laura evoluiu para a categoria quatro e já é considerado “extremamente perigoso” pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), com ventos de até 193 quilômetros.
A previsão é que o furacão chegue já na manhã desta quinta-feira, 27 de agosto, aos estados americanos de Texas e Louisiana. “Tempestade catastrófica, ventos extremos e enchentes são esperados”, diz o órgão americano. “Resta pouco tempo para proteger a vida e a propriedade antes que os ventos aumentem”, alerta o NHC, em nota oficial. Existe a possibilidade de evolução à categoria cinco, a mais elevada.
O Furacão Laura já provocou o fechamento da maioria das plataformas de petróleo no Golfo do México. De acordo com dados de terça-feira (25) do Escritório de Segurança e Fiscalização Ambiental (BSEE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, 84,3% da produção petrolífera da região estão suspensas.
A tempestade, que na manhã de ontem já atingiu a categoria 3 na escala Saffir-Simpson de cinco graus para medição de intensidade de furacões, estava a cerca de 465 quilômetros a sudeste de Galveston, no Texas. Furacões de categoria 4 podem gerar ventos de até 250 quilômetros por hora.
Mais de 420 mil moradores do Texas e mais 200 mil pessoas da vizinha Louisiana receberam ordens de retirada obrigatória, e equipes estaduais e federais de gerenciamento de emergências correram para providenciar acomodações em abrigos e deixar socorristas a postos para possíveis resgates.
“Vocês só têm algumas horas para se preparar e sair antes do #FuracãoLaura. Onde quer que estejam, é aí que terão que aguentar a tempestade. Sejam espertos e fiquem seguros”, tuitou o governador da Louisiana, John Edwards. A tempestade estava se movendo a cerca de 24 quilômetros por hora.
A maré de tempestade ao longo da Costa do Golfo dos EUA pode fazer as águas subirem entre 3,7 e 4,6 metros em Intracoastal City e Morgan City, na Louisiana, e o Laura deve despejar entre 13 e 25 centímetros de chuva na região, disse o NHC. No Texas, muitos moradores passaram o dia empacotando e preparando seus lares e negócios para o impacto previsto do Laura a partir de hoje.
A tempestade também deve desencadear tornados sobre a Louisiana, o extremo sudeste do Texas e o sudoeste do Mississippi, alertou o centro, acrescentando que provavelmente haverá inundações generalizadas em áreas urbanas do extremo sudeste do Texas até a Louisiana e o Arkansas.