Tribuna Ribeirão
Economia

Plataforma vai facilitar busca por trabalhador

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C) (Marcello Casal/Agência Brasil)

O governo de São Paulo lançou, nesta quarta-feira, 26 de agosto, a plataforma online “Meu Emprego Vaga Certa”, criada para ampliar as oportu­nidades de cidadãos em busca de trabalho e facilitar o proces­so de contratação pelas empre­sas. O projeto é gratuito e conta com um banco de 1,8 milhão de currículos de trabalhadores de todo estado.

Todos os cidadãos que vi­vem no estado de São Paulo e possuem o cadastro no Sistema Nacional do Emprego (Sine), do governo federal, terão os currículos disponibilizados na plataforma de forma automá­tica. Eles poderão ter os dados visualizados por empresas de todo estado, o que amplia as chances de contratação.

A plataforma pode ser uti­lizada por todas as empresas instaladas em território pau­lista, para busca dos currículos de acordo com as necessidades das vagas disponíveis. O proje­to da Secretaria de Desenvolvi­mento Econômico vai facilitar o preenchimento das vagas e reduzir o tempo de contrata­ção. O “Meu Emprego Vaga Certa” pode ser acessado por meio do site ou de aplicativo.

O projeto foi desenvolvido por uma startup de tecnologia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econô­mico. Os cidadãos em busca de emprego, que não estão no banco de dados do Sine e querem ser localizados pelas empresas, devem realizar o ca­dastro, que pode ser realizado no site www.gov.br/pt-br/ser­vicos/buscar-emprego-no-sis­tema-nacional-de-emprego-si­ne, no aplicativo Sine Fácil ou nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) do Estado e das prefeituras.

Para os empresários que desejam contratar, basta aces­sar o site vagacerta.sp.gov.br ou baixar o aplicativo na loja virtual. No momento, o sis­tema está disponível apenas para Android. Em breve, será liberado no formato IOS. No “Meu Emprego Vaga Certa”, as empresas terão acesso a uma série de informações relevan­tes dos candidatos.

É possível buscar profis­sionais por região, profissão e experiência, além de outras opções de filtros. Dessa forma, a empresa seleciona o perfil desejado e entra em contato diretamente com o partici­pante para o processo seleti­vo. A Associação Paulista de Supermercados (Apas), que reúne 1.468 empresas, firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e já utiliza a plataforma para encontrar os profissionais. No total, 743 vagas de traba­lho serão preenchidas com os candidatos da plataforma.

A nova plataforma também será utilizada pelas empresas participantes do próximo Mu­tirão do Emprego online, re­alizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) em par­ceria da Secretaria de Desen­volvimento Econômico. Com previsão para ser realizado na segunda quinzena de setem­bro, o evento deverá preencher cinco mil vagas de emprego.

Postagens relacionadas

IBGE: covid-19 afetou negativamente 37,5% das empresas em julho

Redação 1

Senacon alerta para riscos de golpe durante compras na Black Friday

Redação 1

Etanol está abaixo de R$ 5 de novo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com