Tribuna Ribeirão
Geral

STF concede a Lula acesso à delação de Antonio Palocci

CELSO JÚNIOR /AE

A Segunda Turma do Su­premo Tribunal Federal (STF) decidiu conceder ao ex-presi­dente Luiz Inácio Lula da Silva amplo acesso às informações do acordo de colaboração pre­miada do ex-ministro Antonio Palocci. Pela decisão, Lula pode ter acesso aos trechos em que é citado, exceto se isso atrapalhar alguma medida de investigação que esteja em andamento.

O placar do julgamento foi três a um, com votos dos minis­tros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. O relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, ficou isolado. O julgamento des­ta terça-feira (25) foi o de um recurso da defesa de Lula após Fachin ter recusado um dos pedidos da defesa.

Na decisão anterior, Fa­chin tinha concedido acesso apenas aos elementos de pro­va incorporados em investi­gações criminais que tenham sido deflagradas contra ele. Agora, com a decisão da 2ª Turma, Lula poderá ter acesso a todos os trechos que façam menção a seu nome ou a ex­pressões assemelhadas, como governo Lula e era Lula, desde que não haja prejuízo para a realização de diligências.

Em nota, a defesa de Lula disse que a Segunda Turma “afastou mais uma grave vio­lação ao devido processo legal que a Lava Jato vinha impon­do ao ex-presidente”. “Penso que não se pode adotar uma postura no sentido de um sigilo integral e intransponí­vel, pois ainda que o acordo se caracterize como meio de obtenção de provas há, em conjunto, elementos de prova relevantes ao exercício do di­reito de defesa e do contradi­tório”, disse Gilmar Mendes.

A ministra Cármen Lúcia disse que o sigilo “não tem ca­ráter absoluto e evidentemente tem que ser interpretado”. “Se houver declarações de cola­boradores que mencionam e incriminam o delatado, tor­na-se imperativo franquear o acesso pela defesa aos termos pertinentes, salvo se de forma concreta a autoridade judicial discriminar diligência investi­gativa em curso, o que não se verificou nos autos”, disse Ri­cardo Lewandowski.

Postagens relacionadas

Do tamanho de uma criança, maior galo do mundo mora no interior de SP

Redação 1

Ministério da Economia adere ao Pacto Nacional pela Primeira Infância

Redação 1

RP vai participar da Semana do Lixo Zero

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com