Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Outdoor: esquerda denuncia candidato

ALFREDO RISK

O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Li­berdades (Psol) de Ribeirão Preto ingressou com repre­sentação, no Ministério Pú­blico Eleitoral (MPE), contra o pré-candidato a prefeito Rodrigo Junqueira, do Parti­do Social Liberal (PSL), por “aparente violação às normas eleitorais”, especialmente no período de pré-campanha.

Nas últimas semanas, vá­rios outdoors divulgando nome do pré-candidato a pre­feito pelo PSL foram instalados em vários locais de Ribeirão Preto. Um deles está no bair­ro Ribeirânia, na Zona Leste, e outro na avenida Indepen­dência, próximo a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), no Alto da Boa Vista, região Sul da cidade.

Os outdoors mostram imagens antigas de Rodri­go Junqueira ao lado de Jair Bolsonaro (sem partido) na época em que os dois eram da mesma legenda.

No ano passado, o presi­dente deixou o PSL para ten­tar criar o Aliança pelo Brasil. Apesar de não mencionar a candidatura do empresário à prefeitura, os painéis podem ser eventualmente caracteri­zados como propaganda elei­toral antecipada.

A legislação estabelece que as campanhas deste ano só poderão começar em 19 de setembro. Nas eleições para deputado federal de 2018, Jun­queira concorreu e obteve mais de 14 mil votos, sendo sete mil em Ribeirão Preto.

Na representação, o Psol afirma que “outdoors com ma­nifestações políticas de apoio ao senhor presidente da Repú­blica Jair Bolsonaro instalados na cidade foram substituídos ou tiveram ao seu lado colo­cado imagem de promoção de Rodrigo Junqueira”.

“Desta maneira tudo in­dica que o ora representado realizou propaganda eleito­ral antecipada, em flagrante ofensa a legislação eleitoral. Por meio de outdoors, ten­tando aproveitar-se da rela­tiva popularidade do senhor presidente, cuja votação em nossa cidade foi expressiva, manifestamente visando ala­vancar sua candidatura, com a mensagem ‘Rodrigo Junqueira #fechadocomBolsonaro’”, diz parte da representação.

Ao Tribuna, o pré-can­didato afirmou desconhecer quem mandou instalar os outdoors. Diz que as imagens dele ao lado de Jair Bolsonaro são de 2018 e foram retiradas de sua página no Facebook. Garante que, quando comu­nicado sobre a publicidade, conversou com seu advogado para definir o que seria feito em relação ao assunto. No mês de maio, dois painéis de apoio do Luis Henrique Usai, pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto pelo Partido Renovador Trabalhista Brasi­leiro (PRTB) também foram instalados na cidade, um de­les na avenida Maurílio Biagi.

De acordo com decisão re­cente do Tribunal Superior Elei­toral (TSE), a instalação de out­doors em apoio a pré-candidato, ainda que sem pedido expresso de voto, configura propagan­da eleitoral antecipada. O en­tendimento foi firmado, por maioria, pelo Plenário do TSE e representa uma mudança na jurisprudência da corte.

Nacionalmente, o PSL ne­gocia a volta do presidente ao partido. Bolsonaro foi eleito pela sigla em 2018, mas deixou a legenda sigla para fundar o Aliança pelo Brasil. Os termos do acordo envolvem a revisão da suspensão de doze parla­mentares do PSL aliados ao presidente, a retirada da futura candidatura da deputada fede­ral Joice Hasselmann à prefei­tura de São Paulo, o controle do fundo partidário e o apoio incondicional a um candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara, em 2021.

Postagens relacionadas

Altas temperaturas podem provocar ou agravar doenças de pele 

Redação 2

Após um duro golpe, confederações veem na melhoria da gestão a única saída

Redação 1

Bebê com cordão umbilical é abandonado em Serra Azul

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com