Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Retorno das aulas sem data prevista

JF PIMENTA

O ano letivo de 2020 foi comprometido em função da pandemia do coronavírus e a carga obrigatória de aulas, de duzentos dias letivos, não deverá ser cumprida. Fecha­das desde o mês de março, as escolas municipais, estaduais e particulares de Ribeirão Preto enfrentam atualmente uma incerteza sobre quando retomar as atividades escola­res de forma integral.

Nesta semana o governa­dor de São Paulo, João Dória (PSDB), autorizou a retoma­da de atividades escolares de forma opcional a partir de 8 de setembro. De acordo com o governo paulista as regiões do estado que estiverem na fase amarela – há pelo menos 28 dias – poderão reabrir em 8 de setembro. A medida é válida tanto para o ensino público quanto privado.

Alunos da Rede Municipal têm aulas pela televisão – FOTO: JONATAS CAVALCANTI

Entretanto, o governo afirma que caberá aos muni­cípios e às escolas decidirem se querem ou não voltar a funcionar na data. O modelo vai favorecer instituições par­ticulares, que já se declaram prontas para funcionar e têm feito pressão para a abertura. Segundo o governador, a par­tir do início de setembro se­rão permitidas atividades de reforço escolar, recuperação e atividades opcionais.

As escolas também terão de respeitar o limite máximo de alunos nas unidades e os protocolos sanitários. Nesta primeira etapa, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apenas até 35% dos alunos devem ser atendidos em atividades presenciais. Para os anos fi­nais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o limite má­ximo de alunos é de 20%. Ri­beirão Preto possui 62 escolas estaduais e 46 mil estudantes e 82 unidades estaduais.

Escolas municipais
Apesar da autorização es­tadual as escolas municipais de Ribeirão Preto não deverão retomar as aulas presenciais no mês de setembro. Segun­do o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, é inviável reabrir escolas da cidade em setembro, porque ainda não existem condições de se garantir segurança aos alunos e funcionários.

Um protocolo com medi­das sanitárias para quando as aulas presenciais retornarem está sendo discutido. Ribei­rão Preto possui 47 mil alunos matriculados nas 108 escolas da Rede Municipal de Ensi­no. Atualmente eles têm aulas online por meio do programa Escola na TV, transmitido pela TV Câmara. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e a Câmara de Vereadores.

Secretário Felipe Miguel diz que aulas não devem voltar antes de outubro – FOTO: ALINE PEREIRA

Unicef lança guia para orientar estados e municípios
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançaram um guia para apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação durante a pandemia da covid-19.

Batizado de Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência, o guia busca auxiliar as escolas no seu planejamento de reabertura ou de readequação de ações. Uma das preocupações dos órgãos é a manutenção do processo de aprendizagem, sobretudo dos mais vul­neráveis e que foram prejudicados com o fechamento das escolas. Segundo o Fundo das Nações cerca de 35 milhões de crianças e jovens foram afetados no Brasil.

De acordo com o Unicef, para reverter o quadro é preciso ir atrás dos estudantes e tomar as medidas necessárias para que eles consigam retomar os estudos e seguir aprendendo. A estratégia foi lançada em 2017 e, agora, foi adaptada para situações de calamida­de pública e emergências, como a pandemia da covid-19.

A entidade afirma que o fechamento das escolas impactou negativamente na aprendizagem, na nutrição, já que muitos alunos dependem da merenda escolar, e na segurança de crianças e adoles­centes. Esses fatores em adição a questões econômicas contribuí­ram para a evasão escolar.

Postagens relacionadas

Ambulante mata desafeta no Centro de Ribeirão

Redação

Preso suspeito de estupros em Pitangueiras

Redação

Fiação segura árvore no Sumarezinho

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com