Uma ação pretende chamar a atenção dos ribeirão-pretanos para a importância do reflorestamento. Artistas locais estão desenvolvendo estacas customizadas, cada uma com sua personalidade estampada, que querem levar um pouco mais de cor às ruas da cidade, junto com o plantio de novas árvores.
Eles aderiram ao projeto EstacaArte, que consiste em deixar um pouco da alma do artista nas estacas, que são pedaços de madeira usados como guia durante os plantios, para que as mudas enraízem mais facilmente no novo local.
Quatro artistas ribeirão-pretanos já aderiram ao projeto: Renato Andrade, Heloisa Junqueira, Gui Calil e Shlomo Meir. No momento, elas ainda estão em fase de produção e as estacas serão utilizadas no período de chuvas – ideal para o plantio – de novembro a janeiro.
A ideia partiu do empresário do ramo de gastronomia, Gula Biagi, que realiza ações de plantios há 15 anos. Nesse período mais de 3 mil mudas já foram plantadas no município. Segundo ele, o objetivo e atrair novos simpatizantes ao projeto de conscientização ambiental.
A artista Heloísa Junqueira, conhecida como Lolo Junqueira, aceitou o convite de imediato pelo sentimento que tem pelas árvores e por acreditar que os artistas podem colaborar com o projeto. “Nós artistas podemos ajudar a colorir a cidade, principalmente neste período em que estamos todos carentes de esperanças”, diz.
Outro artista que apoiou a causa é o cartunista Renato Andrade. Ele revela que admira a iniciativa do empresário e que, desde cedo, aprendeu a gostar de árvores. “Meu pai levava eu e meus irmãos para passear na mata Santa Tereza, que hoje está minguando tragicamente”, relembra o artista. Para ele, o projeto é uma excelente ideia, pois ajuda a divulgar de maneira criativa uma iniciativa em deixar a cidade mais arborizada, civilizada e com um clima muito melhor. “É com esse tipo de iniciativa que, algum dia, lá na frente, nossos filhos ou netos poderão desligar o ventilador no inverno, como estamos fazendo agora”, alerta.
Artistas interessados em colaborar com o projeto podem ter mais informações através do telefone (16) 3636- 1116.