Tribuna Ribeirão
Geral

Plano SP – Restaurantes e bares abrirão à noite

JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA

A prefeitura de Ribeirão Pre­to liberou a abertura de bares e restaurantes até as 22 horas. Também liberou a abertura dos quatro shopping centers da ci­dade – RibeirãoShopping, San­ta Úrsula Shopping, Shopping Center Iguatemi e Novo Sho­pping –, de galerias e estabele­cimentos do gênero e dos seis parques públicos aos domingos.

Clubes esportivos, de recre­ação e lazer também poderão atender com 40% da capacidade e uma série de regras restritivas, até as 17 horas. Permanecem suspensas as aulas e atividades coletivas (culturais, esportivas e físicas) e a utilização de áreas como parquinhos, brinquedote­cas, sauna, piscinas e solário.

Em 13 de agosto, o pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) já havia autorizado ba­res, restaurantes, lanchonetes, padarias e similares a atende­rem, aos domingos, mas no ho­rário das nove às 17 horas. Com o novo decreto (nº 204/2020), publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta­-feira, 21 de agosto, esses esta­belecimentos poderão atender de segunda-feira a domingo, das 11 às 22 horas.

Porém, o atendimento só será autorizado durante oito horas por dia, que podem ser intercaladas – por exemplo, das 11 às 15 horas e das 18 às 22 horas. A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Munici­pal da Saúde será responsável pela fiscalização, mas contará com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Polícia Militar, quando necessário.

O decreto também libera o consumo aos domingos nas praças de alimentação dos sho­ppings, que até então, neste dia da semana, só podiam atender nos sistemas “delivery” e “drive thru”. Os seis parques públicos poderão abrir de segunda-feira a domingo, das 6h às 16 horas, também com público reduzido e restrições. Para evitar aglomera­ções, o acesso é controlado, com limitação de 40% da capacidade na pista, e são permitidas as ati­vidades de caminhada e corrida.

Não é permitido o uso dos bebedouros e cada frequenta­dor deve levar sua garrafa de água. Já foram reabertos os par­ques Maurílio Biagi, Tom Jo­bim, Doutor Luis Carlos Raya (Jardim Botânico), Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira), Doutor Fernando de Freitas Monteiro da Silva – Parque das Artes e Über Parque Sul Ro­berto Francói.

Com a reabertura dos par­ques municipais aos domingos, a Ciclofaixa de Lazer retoma o seu trajeto normal. A Empresa de Trânsito e Transporte Ur­bano de Ribeirão Preto (Tran­serp) também informa que, a partir de manhã, dia 23, have­rá readequações no sistema de transporte coletivo para aten­der aos trabalhadores de bares e restaurantes.

A lista de linhas que serão alteradas está no site da compa­nhia. Conforme recomendações dos órgãos de saúde em preven­ção ao coronavírus, os passagei­ros devem utilizar máscaras de proteção, utilizar preferencial­mente o cartão para o acesso aos ônibus (evitando o manuseio de dinheiro em espécie), bus­car sempre higienizar as mãos e manter o distanciamento nos terminais, plataformas e pontos de ônibus.

A prefeitura também pu­blicou no Diário Oficial uma norma técnica sobre as medidas gerais de prevenção da dissemi­nação da covid-19 que deverão ser adotadas no atendimento presencial permitido na fase amarela do Plano São Paulo. Vão desde higienização e sanitização dos ambientes até o distancia­mento e mantém a limitação de clientes nos estabelecimentos.

Os bares, restaurantes e si­milares terão de afixar, na entra­da do estabelecimento, placa de informação quanto ao horário de funcionamento. Os parques também deverão avisar sobre as normas técnicas estabelecidas para o local, como capacidade de público e regras de prevenção.

O consumo local continua autorizado apenas em ambien­tes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não é permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos aten­dam os consumidores conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.

A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição. O horário de lojas de shopping centers e galerias continua sendo das se­gunda-feira a sábado, das 12 às 20 horas.

O comércio em geral pode atender nos mesmos dias da se­mana, mas das nove às 17 horas. O setor de serviços, que abran­ge escritórios de advocacia, de engenharia e arquitetura, entre outros, imobiliárias e afins, pode atender de segunda-feira a sába­do, das nove às 17 horas.

A permanência por 28 dias seguidos na fase amarela tam­bém permite a reabertura, com limitações, de espaços culturais como museus, bibliotecas, ci­nemas, teatros e salas de espe­táculos. As academias e centros de ginástica: já podem abrir de segunda-feira a sábado até oito horas por dia.

Demissões no setor
Pesquisa da Associação Bra­sileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que cerca de dez mil pessoas já perderam os empregos no ramo da alimen­tação na cidade, entre os meses de março, abril e maio, devido à pandemia do novo coronavírus. O estudo estatístico aponta ain­da que o setor, responsável por 30 mil postos de trabalho com carteira assinada no município, deve atingir 50% de desligamen­tos até o fim deste ano.

Os horários previstos no decreto nº 204/2020
– Shopping centers, galerias e estabelecimentos similares
De segunda-feira a domingo, das 12 às 20 horas
– Bares, restaurantes e similares dos shopping centers
De segunda-feira a domingo, até às 22 horas
– Bares, restaurantes e similares (consumo local)
De segunda-feira a domingo, até às 22 horas
– Parques e próprios públicos municipais de lazer
De segunda-feira a domingo, das seis às 16 horas
– Ciclofaixa de lazer (domingo)
Com a reabertura dos parques aos domingos, retoma trajeto normal

Região segue na fase amarela do Plano SP
Essa flexibilização só foi pos­sível porque o governo do Estado manteve a região do 13º Departa­mento Regional de Saúde (RS XIII), que inclui Ribeirão Preto e mais 25 cidades, na fase amarela do Plano São Paulo. A nova quarentena vai até 31 de agosto e um novo anún­cio deve ser feito no dia 28.

Como a cidade está há 14 dias nesta faixa, a abertura de bares e restaurantes à noite foi permitida. Para seguir na fase amarela, foram avaliados cinco indicadores. Em três deles a região está na faixa verde: ocupação de leitos de terapia inten­siva (64,9%, o limite é 80%), leitos covid-19 por 100 mil habitantes (23,3) e evolução de casos (0,99%).

As internações em decorrência da infecção por Sars-CoV-2 avan­çaram 1,09% e a quantidade de internações por 100 mil habitantes está 67,3. Estes dados colocam a região na faixa amarela. Já a evolu­ção de óbitos (1,22%) e o número de óbitos por 100 mil moradores (11,7) deixaram a área do DRS XIII na zona laranja.

Postagens relacionadas

Nogueira aguarda resultado de novo teste para Covid-19

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Corpo de Ricardo Boechat é cremado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com