Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Outdoor provoca polêmica eleitoral

ALFREDO RISK

Outdoors instalados em áreas nobres de Ribeirão Pre­to podem complicar a situa­ção do empresário Rodrigo Junqueira se o Ministério Público Eleitoral entender que se trata de propaganda antecipada. Ele é pré-candi­dato a prefeito de Ribeirão Preto pelo Partido Social Liberal (PSL) e diz que não sabe quem mandou instalar os painéis.

Um dos outdoors está na Ribeirânia, na Zona Leste, e outro na avenida Indepen­dência próximo a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), no Alto da Boa Vista, na Zona Sul de Ribeirão Preto. São imagens antigas de Jun­queira ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), da época em que os dois eram do mesmo partido.

No ano passado, Bolso­naro deixou a legenda para criar o Aliança pelo Brasil. Apesar dos outdoors não mencionarem a candidatura do empresário, podem ser eventualmente caracteriza­dos como propaganda elei­toral antecipada. A legislação estabelece que as campanhas deste ano só poderão come­çar em 19 de setembro.

Nas eleições de 2018, quan­do concorreu a deputado fede­ral, Rodrigo Junqueira obteve mais de 14 mil votos, sendo sete mil em Ribeirão Preto. Ao Tribuna, o pré-candidato afirmou que desde a semana passada está fora da cidade e desconhece quem mandou instalar os outdoors.

Diz que as imagens dele ao lado de Jair Bolsonaro são de 2018 e foram retiradas de sua página na rede social Fa­cebook. Garante ainda que, depois de ser comunicado so­bre a publicidade, conversou com seu advogado para definir quais medidas serão adotadas.

Nesta sexta-feira, 21 de agos­to, Junqueira estava em Arara­quara, de onde retornaria para Ribeirão Preto depois de passar pelo Rio de Janeiro e por San­tos. “Vamos tomar providências para evitar problemas jurídicos e eleitorais, mas fiquei contente com o apoio espontâneo de pes­soas que querem mudar Ribei­rão Preto”, conclui.

Em nota, a assessoria de Rodrigo Junqueira também afirmou que o empresário fi­cou sabendo dos outdoors por intermédio de amigos. “O que se apurou é que a instalação dos outdoors foi uma inicia­tiva de apoiadores, sem qual­quer anuência ou comunicado ao pré-candidato Rodrigo Jun­queira”, diz o comunicado.

“O PSL já entrou em conta­to com os advogados do parti­do para que todas às medidas legais sejam realizadas, uma vez que o pré-candidato sequer foi informado por tal iniciati­va”, conclui o texto. No mês de maio, dois painéis de apoio ao coronel Luis Henrique Usai, pré-candidato a prefeito de Ri­beirão Preto pelo Partido Re­novador Trabalhista Brasileiro (PRTB) também foram insta­lados na cidade, um deles na avenida Maurílio Biagi.

De acordo com decisão recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a instalação de outdoors em apoio a pré­-candidato, ainda que sem pedido expresso de voto, con­figura propaganda eleitoral antecipada. O entendimento foi firmado, por maioria, pelo Plenário do TSE e representa uma mudança na jurispru­dência da corte.

Tentando reatar
O presidente do PSL, de­putado federal Luciano Bivar (PE), aceitou negociar a volta de Jair Bolsonaro ao partido. O presidente foi eleito pelo PSL em 2018, mas deixou a sigla após conflitos com o presiden­te nacional da legenda.

Os termos do acordo en­volvem a revisão da suspen­são de doze parlamentares da sigla aliados ao presidente, a retirada da futura candidatu­ra da deputada federal Joice Hasselmann à prefeitura de São Paulo, o controle do fun­do partidário e o apoio in­condicional a um candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara em 2021.

Postagens relacionadas

Construção civil: 80% dos resíduos têm destinos inadequados em RP

Redação 1

Câmara decide nesta semana o futuro do Uber e demais aplicativos de transporte

Redação

‘MPF reforçará luta contra a corrupção’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com