A Câmara de Vereadores aprovou projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretora com base em pedido de Marcos Papa (Cidadania), que cria a Comissão Permanente de Mobilidade Urbana. O projeto altera um artigo do Regimento Interno do Legislativo possibilitando sua criação. Agora caberá aos parlamentares definirem quem fará parte.
A proposta é considerada importante pelo autor e por especialistas do setor, sob a justificativa de que a cidade cresceu, se consolidou como importante centro regional e precisa discutir e planejar a mobilidade urbana em médio e longo prazo.
“Nestes tempos em que os meios de transporte são colocados à prova pela sua capacidade de disponibilizar segurança, e qualidade eficiência à todos os modais, melhorando a qualidade de vida da população, é imperioso que esta casa possua uma comissão para debater políticas públicas possibilitando sobretudo a participação da sociedade”, afirma a justificativa.
Segundos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Dentaran), em abril, a frota de Ribeirão Preto contava com 547.253 veículos – 304.910 carros, 11.723 caminhões, 38.372 caminhonetes, 21.957 caminhonetas 1.252 micro-ônibus e 110.660 motos, 30.717 motonetas, 2.176 ônibus e 2.054 ciclomotores, entre outros.
Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran.SP) mostram que em 21 anos – de 1997 a 2018 – o total de veículos de Ribeirão Preto cresceu mais do que o de habitantes da cidade. Enquanto, neste período, a população do município aumentou de 456.252 para 694.534 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o de veículos saltou de 215.043 para 544.914.
Isso significa que, neste período, a população aumentou 52% e o total de veículos, 153%. Estudo realizado no ano passado pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) aponta que Região Metropolitana tem 909 mil veículos. Para cada dois habitantes existe pelo menos um carro ou moto em circulação. A região é formada por 34 municípios e tem uma população de 1.702.479 pessoas.
De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o aumento da frota tem relação direta com o crescimento econômico do país, entre 2007 e 2012, e das políticas de estímulo à compra de veículos feitas, neste período, pelo governo federal.
O levantamento revelou, por exemplo que, em 2002, os municípios que integram a região possuíam 376 mil veículos, o que significava um carro ou moto para cada quatro pessoas. Hoje nestas cidades, existe um veículo para cada duas pessoas.
Outro dado que mostra a importância da implementação de projetos para o setor está no transporte coletivo. Ele realiza o deslocamento de em média cerca de 200 mil passageiros por dia. Com a pandemia esse número caiu, mas essa é a média histórica do setor, até o mês de março. Atualmente a prefeitura de Ribeirão Preto está implementando o programa Ribeirão Mobilidade.
O investimento total é de aproximadamente R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, do governo federal, e os demais R$ 190 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito. As obras incluem desde viadutos em locais com problemas viários até corredores de ônibus, como os das avenidas do Café, Saudade e Dom Pedro I, entre outras.