Se você tem 50 anos ou mais, com certeza se lembra daquela foto antiga pendurada na parede da casa dos avós. Geralmente era uma foto de casais, dos pais ou avós dos seus avós. Algumas paisagens e fotos históricas também eram penduradas. Em muitas vezes, elas tinham em comum o fato de estarem desgastadas e serem em preto e branco, amarelando também.
Agora uma técnica está restaurando essas fotos carregadas de histórias e sentimentos. O designer, publicitário, Youtuber, Fernando Lima Ribeiro, é o artista e idealizador da empresa Colorization.
Os trabalhos são divididos em duas etapas: restauração, que consiste em retirar os estragos, ranhuras e desgastes das fotos antigas e a colorização, que é a arte de colocar cores em fotos pretas e brancas. Segundo Fernando, para isso, há um longo processo de pesquisas de cores históricas com objetivo de reproduzir fielmente as cores originais.
Fernando disse ao Tribuna que o interesse surgiu depois dele ficar impressionado com uma matéria jornalística dos EUA sobre uma exposição de fotos colorizadas da Segunda Guerra Mundial. “Assim resolvi desenvolver essa técnica”.
O artista diz que a procura por orçamentos é grande, contínua e diária. “Estamos com trabalhos agendados até final de setembro”.
Ele ressalta que no início, a maior dificuldade foi aprender a técnica. “Depois o desafio maior foi tornar as cores das fotos cada vez mais realistas. Além disso, fotos que apresentam grandes danos exigem um cuidado e um tempo de execução maior”.
Para obter informações sobre restauro a pessoa deve me enviar uma cópia digitalizada para o e-mail: frcolo[email protected] ou por WhatsApp: (34) 99206 1306. O custo aproximado varia de acordo com a complexidade, riqueza de detalhes e danos nas imagens. “Mas o valor varia em torno de R$ 80 a R$ 600”, adianta Fernando. A empresa também comercializa fotos restauradas. O portfólio e informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico https://pt.fernandocolorization.com.br.