Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Fotografia – Colorizando o passado

ARQUIVO PESSOAL

Se você tem 50 anos ou mais, com certeza se lembra daquela foto antiga pendura­da na parede da casa dos avós. Geralmente era uma foto de casais, dos pais ou avós dos seus avós. Algumas paisagens e fotos históricas também eram penduradas. Em muitas vezes, elas tinham em comum o fato de estarem desgastadas e serem em preto e branco, amarelando também.

Agora uma técnica está restaurando essas fotos car­regadas de histórias e senti­mentos. O designer, publi­citário, Youtuber, Fernando Lima Ribeiro, é o artista e idealizador da empresa Co­lorization.

Os trabalhos são divididos em duas etapas: restauração, que consiste em retirar os es­tragos, ranhuras e desgastes das fotos antigas e a colori­zação, que é a arte de colocar cores em fotos pretas e bran­cas. Segundo Fernando, para isso, há um longo processo de pesquisas de cores históricas com objetivo de reproduzir fielmente as cores originais.

Fernando disse ao Tri­buna que o interesse surgiu depois dele ficar impres­sionado com uma matéria jornalística dos EUA sobre uma exposição de fotos co­lorizadas da Segunda Guer­ra Mundial. “Assim resolvi desenvolver essa técnica”.

O artista diz que a procu­ra por orçamentos é grande, contínua e diária. “Estamos com trabalhos agendados até final de setembro”.

Ele ressalta que no iní­cio, a maior dificuldade foi aprender a técnica. “Depois o desafio maior foi tornar as cores das fotos cada vez mais realistas. Além disso, fotos que apresentam grandes da­nos exigem um cuidado e um tempo de execução maior”.

Para obter informações sobre restauro a pessoa deve me enviar uma cópia digita­lizada para o e-mail: frcolo­[email protected] ou por WhatsApp: (34) 99206 1306. O custo aproximado varia de acordo com a complexidade, riqueza de detalhes e danos nas imagens. “Mas o valor varia em torno de R$ 80 a R$ 600”, adianta Fernando. A empresa também comerciali­za fotos restauradas. O por­tfólio e informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico https://pt.fernan­docolorization.com.br.

Fotos de família, geralmente encontradas em residências mais tradicionais
A colorização com a foto de Dom Pedro II
A foto de Santos Dumont, antes e depois do trabalho de restauro

Postagens relacionadas

Jornalistas da região produzem série sobre coronavírus

Redação 1

Datafolha: reprovação a Bolsonaro atinge recorde de 53%

Redação 1

Eleitor tem até amanhã para justificar ausência

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com