O prefeito Duarte Nogueira e o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, assinaram na manhã desta sexta-feira, 14 de agosto, a ordem de serviço que autoriza o início da implantação dos trechos 2 e 3 do corredor de ônibus Norte-Sul. As obras, que também contemplam a implantação de uma ciclovia na avenida Luzitana, fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade, que prevê a implantação de 56 quilômetros de corredores de ônibus no município.
Já estão em execução os corredores da avenida do Café, Dom Pedro I e Saudade. Com a implantação dos trechos 2 e 3 do corredor Norte-Sul, serão beneficiados entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público. Fazem parte do trajeto as avenidas Mogiana, Cavalheiro Paschoal Innecchi, Meira Júnior e Independência.
Também haverá uma ciclovia que vai ligar a avenida Independência com a Coronel Fernando Ferreira Leite, até o cruzamento da Caramuru, subindo a Luzitana, entrando na Casper Líbero até o final. Os corredores serão instalados nos canteiros centrais, a cada 500 metros, para que os usuários possam entrar e sair dos ônibus nessas estações.
Segundo um levantamento feito pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirãop Preto (Transerp), nos horários de pico, a avenida Mogiana recebe cerca de 1.500 veículos por sentido, enquanto a Paschoal Innecchi recebe até dois mil. Já a Meira Júnior registra 2,2 mil e, a Independência, três mil motoristas por sentido.
A obra será realizada pela empresa DGB Engenharia, licitada por R$ 36.376.686,65, uma economia de 28,32% aos cofres públicos frente ao investimento previsto inicialmente, de R$ 50.752.652,86. O prazo de execução é de 18 meses. Além das avenidas citadas, o corredor Norte-Sul é formado pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Brasil, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta, Cel. Fernando Ferreira Leite e um trecho da avenida Independência.
O projeto prevê acessibilidade aos pedestres, principalmente para quem tem mobilidade reduzida. Todas as esquinas terão com rampas de acesso para cadeirantes com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia.
De acordo com Pegoraro, as novas rampas vão medir 1,50 metro de extensão e abas com 1,80 metro de largura, ficando uniformes com a faixa de pedestres e mantendo o nível da rua. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais de todos os corredores para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso do veículo, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.