Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Estudo: vacina chinesa é eficaz

DADO RUVIC/REUTERS

A vacina CoronaVac se mostrou eficaz e segura, se­gundo estudo publicado nes­ta semana pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. O trabalho analisou o com­portamento de 600 volun­tários vacinados na China durante a fase 2 dos testes clínicos. O imunizante está sendo testado em humanos no Brasil e é uma parceria do Instituto Butantã com farma­cêutica chinesa Sinovac Life Science (Sinovac Biotech).

De acordo com o coor­denador dos ensaios clínicos da vacina CoronaVac e dire­tor médico de Pesquisa Clí­nica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, o produto é muito promissor e eficaz. “Os estudos feitos até agora, na China, demonstraram que mais de 90% dos voluntários que receberam as vacinas ti­veram anticorpos capazes de neutralizar o coronavírus, isso é um diferencial”, afirma.

Segundo Palacios, os tes­tes mostraram que entre duas e quatro semanas a pessoa está imunizada. “Duas sema­nas após a segunda dose as pessoas têm níveis de anti­corpos capazes de neutralizar o vírus da covid-19”, diz Pa­lácios. Cada voluntário rece­beu duas doses, sendo meta­de a vacina propriamente dita e a outra metade placebo. De acordo com o que foi identi­ficado nos estudos, não existe nenhuma preocupação com relação segurança da vacina utilizada nos voluntários.

Dentre as principais rea­ções está leve dor no local da aplicação, comum em outros tipos de vacina. O laborató­rio asiático já realizou testes em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. An­tes, o modelo experimental aplicado em macacos apre­sentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra o coronavírus.

A farmacêutica forneceu ao Butantan as doses da vaci­na para a realização de testes clínicos de fase 3, a última fase, em voluntários no Brasil, com o objetivo de demonstrar sua eficácia e segurança. Os testes estão sendo feitos com os pro­fissionais de saúde. Serão nove mil voluntários da área de saú­de em seis estados brasileiros: São Paulo, Brasília, Rio de Ja­neiro, Minas Gerais, Rio Gran­de do Sul e Paraná.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ri­beirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP) iniciou os testes da nova vaci­na contra o coronavírus em 30 de julho. Foram selecionados 500 voluntários para receber a vacina. Os candidatos são en­fermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e outros profis­sionais de saúde que atuam no atendimento direto aos pacien­tes com coronavírus.

Caso a vacina seja apro­vada, será realizada a trans­ferência de tecnologia para produção em escala e forne­cimento gratuito pelo Siste­ma Único de Saúde (SUS). O custo da testagem é estimado em R$ 85 milhões. Mas, an­tes, segundo Palacios, é preci­so instalar a estrutura indus­trial para a produção.

“A parte de produção do vírus inativado propriamente dito é um pouco mais comple­xa, tem as adequações da pró­pria estrutura, mas já come­çamos com essas adequações de equipamentos para, no tér­mino dos estudos, já estarmos com isso planejado”.

Diante de uma possível efe­tividade da vacina CoronaVac, o governo de São Paulo pode pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma liberação emergencial do imunizante ainda em outubro. A informação é do secretário estadual da Saúde de São Pau­lo, Jean Gorinchteyn. Segundo ele, esse pedido acontecerá se o resultado dos testes for positivo após três meses da aplicação, iniciada em julho.

“Agora, até outubro de 2020, se nós consagrarmos e confirmarmos que essa vaci­na é segura, ou seja, mantém a característica de não levar a efeitos colaterais e produzir an­ticorpos por um período pro­longado, altos e mantidos nos próximos três meses, aí sim, nós teremos a possibilidade, de forma emergencial para a An­visa que haja então a possibili­dade de nós usarmos na popu­lação”, diz Gorinchteyn.

Postagens relacionadas

Deputado do PT quer criar ‘IPVA’ das armas

William Teodoro

Casos de dengue passam de 11.300

Redação 10

Homem tenta esfaquear esposa, mas acaba morto por vizinho em Cravinhos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com