O ex-diretor de relações institucionais e de competividade da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), José Eduardo Molina, é o novo secretário municipal de Turismo, em substituição a Edmilson Carlos Domingues. Esta é a 22ª mudança no alto escalão do governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) em pouco mais de três anos e meio.
Molina havia deixado o cargo na Acirp no começo de julho. Já Domingues foi comunicado da exoneração na tarde desta segunda-feira, 10 de agosto, pelo prefeito Duarte Nogueira. Ao Tribuna, afirmou não saber o motivo da demissão e que não será candidato a vereador nas eleições de novembro deste ano – foi transferida por causa da pandemia de coronavírus.
A publicação da exoneração de Edmilson Carlos Domingues e a nomeação de José Eduardo Molina foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (10). “Edmilson Domingues atuou na pasta durante três anos, realizando um dedicado trabalho ao município”, diz nota oficial da prefeitura de Ribeirão Preto. Antes de ocupar o cargo na Acirp, onde ficou por aproximadamente seis anos, Molina foi regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Também foi gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde de Ribeirão Preto e Região e atuou no Fórum de Desenvolvimento da Cidade na busca de investimentos privados para Ribeirão Preto. No setor privado, atuou no sistema financeiro e empreendeu por mais de dez anos na área de eventos empresariais e institucionais.
Prestou serviços de consultoria e organização de eventos para Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), CPFL Paulista e Petrobras, entre outros. É formado pela Faculdade de Contabilidade, Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) em Economia e Ciências Contábeis. Tem especialização em várias áreas, inclusive pela fundação Getúlio Vargas.
Dança das cadeiras
Já são 22 alterações na gestão tucana – treze baixas e nove remanejamentos. As últimas mudanças no secretariado Duarte Nogueira Júnior (PSDB) ocorreram em 29 de maio, quando Ricardo Aguiar deixou a Secretaria Municipal de Esportes (SME) e foi substituído por Marcos de Melo Pacheco, técnico do Vôlei Ribeirão, e 29 de abril, quando Renata Côrrea Gregoldo deixou a presidência do Fundo Social de Solidariedade, e Mônica da Costa Noccioli saiu da Superintendência da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Mariana Jábali assumiu o Fundo Social e Domingos Antonio Fortuna Filho substituiu Mônica da Costa Noccioli na GCM. Antes, em 22 de janeiro, a advogada e procuradora Jéssica Helena Rocha Vieira Couto foi nomeada secretária municipal de Negócios Jurídicos no lugar de Ângelo Roberto Pessini Junior, que deixou o cargo para se dedicar integralmente ao escritório de advocacia.
Em 16 de dezembro do ano passado, Renata Corrêa Gregoldo assumiu a presidência do FSS em substituição à ex-primeira-dama e advogada Samanta Pineda. Também deixaram o governo tucano Guatabi Bernardes Costa Bortolin (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto, Coderp), Suely Vilela e Luciana Andrade Rodrigues e (Educação), Otávio Okano (meio Ambiente), Alexsandro Fonseca Ferreira (negócios Jurídicos), José Carlos Ferreira de Oliveira Filho (Cultura) e Ruy Salgado Ribeiro (Planejamento e Gestão Pública).
Chegaram Aurílio Sérgio Costa Caiado (Coderp), Marine Oliveira Vasconcelos (Administração), Felipe Elias Miguel (Educação), Alberto José Macedo Filho (Governo), Sônia Valle Walter Borges de Oliveira (Meio Ambiente), Luís Eduardo Garcia (Infraestrutura), Guido Desinde Filho (Assistência Social), Isabella Pessotti (Cultura), Edson Galan Mielli (Coordenadoria de Limpeza Urbana, a CLU), Nilson Rogério Baroni (Companhia Habiatcional Regional, a Cohab-RP) e Rennata Bianco (Coordenadoria de Comunicação Social, a CCS).
Alguns secretários acumulavam duas pastas, como o próprio Ângelo Pessini (Administração e Negócios Jurídicos), Nicanor Lopes (Governo e Casa Civil, onde permanece) e Pedro Luiz Pegoraro (Infraestrutura e Obras Públicas, ainda sob seu comando), e outros foram remanejados de cargo, como Alexandre Betarello (deixou a Infraestrutura e a CLU e hoje está no Departamento de Água e Esgotos, Daerp), o vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa (saiu da Assistência Social), o jornalista Guto Silveira (deixou a CCS e foi para o Daerp) e Edsom Ortega Marques (estava na Cohab-RP e hoje é secretário de Planejamento e Gestão Pública).