A instalação de doze vigas pré-moldadas, de 32 metros e 56 toneladas cada, para a construção do viaduto da avenida Maria de Jesus Condeixa, começou nesta sexta-feira, 31 de julho, e deixou o trânsito complicado na região, a pesar do comunicado emitido pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), inclusive com rotas alternativas.
As estruturas sustentarão o trecho que passará sobre o córrego Retiro Saudoso, na avenida Doutor Francisco Junqueira, interligando a Maria de Jesus Condeixa com a avenida Antônio Diederichsen, na Zona Sul da cidade. No mês de maio, foram implantadas doze vigas pré-moldadas de 16,5 metros de extensão e 22 toneladas.
Seis foram instaladas na avenida Antônio Diederichsen e as outras seis, na Maria de Jesus Condeixa. As peças oferecem sustentação para receber a construção de laje de concreto que receberá a pista de rolamento na sequência. “Esse é o viaduto que nomeamos ‘Profissionais da Saúde de Ribeirão Preto, em homenagem àqueles que trabalham na linha de frente para proteger a nossa população da pandemia do novo coronavírus”, diz o prefeito Duarte Nogueira Júnior.
“O guindaste que está fazendo o lançamento das vigas comporta até 450 toneladas, é uma etapa do projeto que precisa ser executada com muito zelo”, emenda. A obra, contemplada no Programa Ribeirão Mobilidade, fará uma ligação entre as zonas Oeste e Sul com a Leste. O serviço irá beneficiar os moradores dos bairros Castelo Branco, Iguatemi, Santa Cruz do José Jacques, Vila Seixas, Jardim Macedo, Jardim América e Centro. As obras tiveram início no final de agosto de 2019.
Com investimento inicial previsto em R$ 20.180.431,35, a Construtora Hejos foi contratada através de processo licitatório por R$ 15.285.365,82, gerando uma economia de R$ 4.895.065,53 aos cofres públicos. O prazo de execução é de 18 meses. “Ao todo, serão 98 metros lineares de obras de arte e cerca de 200 metros de estruturado, três mil metros cúbicos de concreto utilizados, meia tonelada de aço a serem colocados nas torres e 24 vigas pré-moldadas protendidas”, diz o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.
Com 75% do projeto executado, também foi concluído o processo de alteamento da rede elétrica. A rede de alta tensão passou de 14 metros de altura para 20 metros para garantir a segurança dos motoristas que passarem pelo viaduto. Por questões de segurança, a distância mínima do veículo que passa sobre a ponte e a catenária de energia elétrica tem que ser, no mínimo, de oito metros.