A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo prorrogou a gratuidade na rede Bom Prato para a população em situação de rua, visando garantir a segurança alimentar deste público durante a pandemia da covid-19. Até 30 de setembro, os restaurantes vão permanecer atendendo gratuitamente as pessoas devidamente cadastradas pelos municípios.
Desde o início da pandemia, foram distribuídas mais de doze milhões de refeições em embalagens descartáveis na rede Bom Prato, sendo mais de 1,3 milhão de cafés da manhã, 8,7 milhões de almoços e dois milhões de jantares. Deste total, mais de 228 mil foram gratuitas, sendo 55 mil cafés da manhã, 118 mil almoços e 55 mil jantares.
“Enquanto a população segue se readequando a retomada consciente e gradual do Plano São Paulo, devemos manter nossas ações de proteção social, amparando as pessoas que mais carecem de atenção. E esta prorrogação por mais dois meses é uma das grandes contribuições nossas neste período”, ressalta Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
A gratuidade nas refeições da rede Bom Prato para pessoas em situação de rua foi iniciada em junho mediante o cadastramento das prefeituras e a apresentação do cartão com QR Code pelos beneficiários nos restaurantes populares.
A medida contempla 200 pessoas em Ribeirão Preto, segundo dados do Centro de Referência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas).
Desde o início de abril, os 59 restaurantes Bom Prato passaram por rápidas adaptações com o intuito de servir as refeições para viagem, em embalagens e com talheres descartáveis. O horário de atendimento, durante o período, também foi ampliado para evitar aglomerações – os cafés da manhã são servidos das sete às nove horas,
Os almoços acontecem das dez às 15 horas e jantares das 17h30 às 19 horas, ou enquanto houver refeições disponíveis. Em Ribeirão Preto, o Bom Prato foi inaugurado em 22 de novembro de 2005 e fica na rua Saldanha Marinho nº 765, no Centro Velho.
Em dias normais serve 2.050 refeições, sendo 1.750 no almoço a R$ 1 e 300 no café da manhã, a R$ 0,50. A entidade responsável pela unidade é Associação Espírita Casas de Betânia. Desde sua inauguração, o restaurante já atendeu mais de 4,6 milhões de pessoas. Atualmente só serve marmitex por causa da covid-19.