O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) iniciou as obras de substituição de mais 4,4 quilômetros de redes antigas nos Campos Elíseos, Jardim Macedo, Jardim São Luís e Jardim Recreio, ampliando o total de redes antigas e fora de padrão substituídas nestes bairros para 46,6 quilômetros, com investimentos da União, por meio da Caixa Econômica Federal, de R$ 12,2 milhões.
A ampliação da troca de redes antigas nestes bairros foi possível graças a uma autorização da Caixa Econômica Federal para um aditamento de serviços nas obras contratadas, sem alteração nos custos. Para a ampliação das redes e ramais, o contrato com a empresa Sanit Engenharia foi prorrogado até dezembro. A substituição de mais 4,4 quilômetros de redes será feita 100% pelo método não destrutivo, sem a necessidade de abertura de valas nas ruas e diminuindo os transtornos para a população destes bairros.
Segundo o engenheiro do Daerp, Ivo Ferreira de Sousa Júnior, um dos responsáveis pelo acompanhamento da obra, durante a execução da substituição dos 42,2 quilômetros, foram feitas readequações no projeto modificando a localização das redes, o que diminuiu a necessidade de implantação de ramais opostos, que são os mais caros. A medida resultou em redução no custo e permitiu a ampliação em 10,5% da extensão da obra. “Ao longo da execução, percebemos a necessidade de troca de outros trechos não previstos e, com esta economia, será possível executar”, explica.
Jardim Recreio e Campos Elíseos
As obras de substituição tiveram início no final de semana, quando foi implantado 1,9 quilômetro de novas redes no Jardim Recreio, na região oeste de Ribeirão Preto. Nesta terça-feira, 28, teve início a obra de implantação de 1.634 metros de redes nos dois lados da avenida Saudade no trecho entre a rua Fernão Sales e o córrego Tanquinho, na zona norte. Os trabalhos na avenida deverão ser concluídos até o final desta semana.
A partir da próxima semana será feita a implantação de 475 metros de novas redes nos dois lados da avenida Plínio de Castro Prado, no Jardim Macedo, zona Leste. Em seguida, será realizada a colocação de mais 344 metros de rede no Jardim São Luís para melhorar o abastecimento no bairro. Todas as obras de implantação das novas redes estarão concluídas em cerca de duas semanas.
Após o término desta etapa, terá início a interligação das novas redes com as já existentes nos bairros e a colocação dos ramais de abastecimento dos imóveis localizados nas ruas beneficiadas. Nos Campos Elíseos, além da implantação de mais 1.634 metros de novas redes, a empresa está realizando o trabalho de interligação dos 15.940 metros de redes antigas já substituídas no bairro e a substituição dos ramais de abastecimento dos imóveis localizados no bairro.
A interligação das novas redes tem causado interrupções programadas no sistema de abastecimento, que podem provocar intermitência no abastecimento em parte dos Campos Elíseos, Tanquinho, Vila Tamandaré e Vila Elisa. Já ocorreu uma interligação nesta terça-feira, 28, e estão programadas outras duas interrupções, na quarta-feira (29) e na quinta-feira (30).