Tribuna Ribeirão
Geral

Trombose é característica da covid-19, diz pesquisa

DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA FAPESP/CARLOS HENRIQUE MIRANDA/USP

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) registraram a for­mação de coágulos em peque­nos vasos localizados embaixo da língua de pacientes interna­dos com quadro grave de co­vid-19, que precisaram ser sub­metidos à ventilação mecânica já no início da hospitalização. É a primeira documentação de ima­gem de trombose microvascular em pacientes vivos com a forma grave da doença.

Os resultados, divulgados na plataforma medRxiv, corro­boram a teoria de que distúr­bios de coagulação sanguínea resultantes de uma intensa resposta inflamatória ao novo coronavírus estão relacionados aos sintomas mais graves da doença, como a insuficiência respiratória e a fibrose pulmo­nar. Havia indícios dessa rela­ção a partir de autópsias feitas em pessoas que morreram em decorrência da covid-19, que revelaram a existência de mi­crotrombos – coágulos muito pequenos – nos vasos mais fi­nos que irrigavam o pulmão.

Segundo os pesquisado­res, havia dúvidas ainda se tais distúrbios de coagulação eram consequência do longo perío­do de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) ou eram resultado da resposta in­flamatória causada pelo vírus. No entanto, o estudo revelou a formação dos microtrombos já no primeiro dia de internação, o que reforça que a trombose microvascular é uma caracte­rística da covid-19.

No estudo, foram analisa­das a imagem da microcircu­lação embaixo da língua de 13 pacientes no primeiro dia após a internação. A região sublin­gual foi escolhida porque é uma parte de mucosa possível de ser acessada de modo não invasi­vo. Os pesquisadores observa­ram evidências de trombose microvascular em onze casos, ou seja, 85% dos pacientes.

No artigo, publicado ainda em versão preprint (não revisa­do por pares), os estudiosos di­zem que a relevância clínica da trombose microvascular na co­vid-19 exige mais pesquisas. O estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Esta­do de São Paulo (Fapesp).

Postagens relacionadas

Romaria terá milhares de devotos  

Redação 2

Pesquisa usa Google para entender impacto climático sobre as formigas

Redação 1

PUBLICIDADE: Oportunidade Clínica CEOSP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com