O governo do Estado de São Paulo anunciou, nessa quarta-feira (22), o início da realização das visitas não presenciais a partir do próximo fim de semana.
A partir disso, será possível que as famílias dos reeducandos agendem um contato com seu parente à distância pelo sistema de videoconferência, que já está sendo utilizado para a realização de teleaudiências criminais.
No entanto, poderão participar somente pessoas regularmente cadastradas no rol de visitas dos reeducandos.
Essas pessoas deverão entrar no site da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), ir na aba “Serviços” e escolher a opção “Conexão Familiar”. Na sequência, o familiar deve selecionar a opção “Conexão Familiar – Visita Virtual” e seguir os passos informados no site.
No entanto, o governo do Estado informa que durante esse processo podem acontecer alguns erros. Caso apareça uma tela com o escrito “Há um problema no certificado de segurança no site”, a pessoa deve clicar em “Continuar neste site (não recomendado)” e o serviço aparecerá normalmente.
Um outro problema que pode ocorrer é a queda do sistema, uma lentidão por parte do site ou uma demora para chegada do e-mail de confirmação. Isso se deve pela alta demanda e pela grande quantidade de pessoas que estão tentando acessá-lo ao mesmo tempo.
Nesse caso, é necessário que a página seja atualizada. Posteriormente, o usuário poderá retomar o procedimento.