Tribuna Ribeirão
Polícia

PM paulista terá câmera corporal

GOVERNO DE SÃO PAULO

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quar­ta-feira, 22 de julho, a contra­tação de 2,5 mil novas câmeras portáteis por meio de um pre­gão internacional, sob investi­mento anual estimado de R$ 7 milhões. A Secretaria de Segu­rança Pública já conta com 585 câmeras corporais que passa­rão a ser usadas pela Polícia Militar a partir de agosto.

“Todos terão a oportuni­dade de ver como funciona a bodycam no projeto denomi­nado Olho Vivo. A utilização dos equipamentos tem como objetivo evitar eventuais abu­sos e registrar também desaca­tos e atos de violência cometi­dos contra policiais”, declarou o governador.

“A iniciativa vai, sim, redu­zir muito o nível de violência de poucos policiais que come­tem excessos. Nós vamos pre­servar a maioria expressiva da PM, que cumpre seu dever e sua obrigação de forma exem­plar”, destacou Doria. O edital com regras e procedimentos do pregão será publicado na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado.

A iniciativa vai ampliar o uso de câmeras portáteis du­rante o patrulhamento e garan­tir mais transparência às ações policiais. O sistema é similar ao já adotado pelas forças de segurança dos Estados Unidos. As gravações preservam a atu­ação dos policiais e os direitos individuais dos cidadãos, além de fortalecer a produção de provas judiciais.

A Secretaria de Seguran­ça Pública já conta com 585 câmeras portáteis. Um lote de 500 aparelhos foi obtido por parceria com a iniciativa privada e será usado nas ruas a partir do dia 1º de agosto, na capital. Com capacidade para captar som e imagens, as câmeras são acopladas aos uniformes dos policiais e acio­nadas em todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varredu­ras, acidentes e demais intera­ções com o público.

Os dados são registrados em um sistema de armazena­mento na nuvem e podem ser acessados remotamente por autoridades de segurança e ju­diciais sempre que necessário. Há seis anos, a PM de São Pau­lo desenvolve estudos para o uso das câmeras corporais du­rante o patrulhamento. A par­tir de 2016, a corporação pas­sou a promover testes com a tecnologia, além de intercâm­bios com forças de segurança de países como Alemanha, Colômbia, EUA e Inglaterra.

A troca de experiências com instituições internacio­nais contribuiu para a defi­nição dos protocolos de uso e da metodologia de imple­mentação do sistema em São Paulo. Atualmente, cerca de 2,5 mil policiais militares já estão capacitados para usar as câmeras corporais durante o serviço nas ruas.

O 3º Comando de Poli­ciamento do Interior (CPI-3) tem sete batalhões territoriais, sediados nas zonas Sul e Norte de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. A área de cober­tura abrange 93 municípios e 39 distritos no total, com po­pulação estimada em 3,7 mi­lhões de pessoas. São quatro mil policiais militares que, dia­riamente, levam mil viaturas às ruas em toda a região.

Postagens relacionadas

Caminhão tomba e motorista morre

Redação 1

Paciente agride enfermeira do SAMU e foge

Luque

Motociclista morre em acidente no Anel Viário

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com