Tribuna Ribeirão
Polícia

‘Guardiões da Cidade’ – Programa de vigilância entra em operação

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

A prefeitura de Ribeirão Preto lançou, na manhã desta quarta-feira, 22 de julho, o pro­grama Guardiões da Cidade, que já iniciou a instalação de 40 câmeras de videomonitora­mento com reconhecimento e registro de placas de veículos em vias urbanas. O investi­mento será de R$ 1.535.000,00 e os equipamentos vão substi­tuir o Olhos de Águia, fazendo parte do Sistema Detecta.

O ato de implantação do programa contou com a par­ticipação do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), do comandante do Comando de Policiamento do Interior Três (CPI-3), coronel Carlos Alberto Machado, do coordenador da Defesa Civil e ex-comandante do CPI-3, Renato Catita, vere­adores e autoridades locais.

Das 40 câmeras, 24 serão instaladas em locais monito­rados pelo projeto Olhos de Águia. Estes equipamentos estão defasados tecnologica­mente – são treze digitais e onze analógicas –, e 16 apare­lhos serão instalados em novos pontos estratégicos, como a confluência das avenidas Dou­tor Francisco Junqueira e Jerô­nimo Gonçalves, das ruas Rui Barbosa com Tibiriçá, São José com Américo Brasiliense, cru­zamentos da avenida Nove de Julho, entre outros locais.

Essas novas câmeras serão integradas ao programa Olhos de Águia, lançado em fevereiro de 2007. O prefeito Duarte No­gueira destacou que a segurança pública é prioridade para Ri­beirão Preto. “Com o Baep (11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia), são 250 homens e mu­lheres preparados e altamente capacitados com equipamen­tos para combater qualquer tipo de criminalidade”, diz.

“O Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), que visitei no mês passado, está dentro do cronograma e quando entregue, no próximo ano, irá centralizar toda nossa estrutura de inteligência, for­mação, comando e controle para que possamos ter para os 93 municípios do CPI-3 toda a infraestrutura de rápida infor­mação para a tomada de deci­são”, afirmou.

“Vamos continuar ofere­cendo mais segurança para a comunidade de Ribeirão Pre­to, agregando o maior valor que nós temos, nossos homens e mulheres que trabalham no sistema 190, para que Ribei­rão Preto continue confiando na Polícia e, sempre juntos, unidos em prol das pessoas de bem”, diz o coronel Carlos Al­berto Machado.

Após esta primeira fase, outras 55 câmeras serão ins­taladas em pontos estratégicos da cidade, como nas avenidas Presidente Kennedy, Castelo Branco, Maurílio Biagi, Pre­sidente Vargas, Dom Pedro I, Treze de Maio, Antônio e He­lena Zehenner e nas ruas Padre Euclides, Pernambuco, Silveira Martins, dos Aliados, Capitão Salomão, entre outros pontos.

Na terceira etapa, serão instaladas 20 câmeras em pon­tos distantes da região central, com prioridade para a Zona Norte, como nos cruzamen­tos da avenida Maximilliam Maggioni com a rua Sebastião Minutti, rua Doutor Demétrio Chaguri com Doutor Jarbas Martins Viana, avenida Otávio Golfeto com a rua Expedicio­nário Antônio Dovichi, ruas Emigdio Rosseto e José Abud Bitta, avenida do Café com a rua Tenente Catão Roxo, rua Niterói e outros lugares.

“A próxima etapa é a par­ceria com os shoppings de Ri­beirão Preto, supermercados, o Distrito Empresarial (Prefeito Luiz Roberto Jábali), o Merca­dão (Mercado Municipal), em­presas de valores, para que aju­dem a ampliar o conjunto de câmeras à disposição da nossa cidade”, e diz o prefeito sobre o novo programa.

Detecta
Todos os novos equipa­mentos estarão integrados ao Sistema Detecta de monitora­mento inteligente desenvolvi­do pela Secretaria de Seguran­ça Pública do Estado de São Paulo que integra dados de veículos e pessoas (civil e cri­minal, pessoas desaparecidas).

As câmeras geram dados dos eventos para encaminha­mento ao Detecta, que possui o maior conjunto de informa­ções armazenadas da América Latina e integrará bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo foto­gráfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Departamento Esta­dual de Trânsito (Detran.SP), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

O sistema é capaz de detec­tar e alertar os órgãos de segu­rança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de se­gurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cida­dão ribeirão-pretano.

O programa permitirá que outras câmeras particu­lares (como de associações de bairros, por exemplo), desde que atendidos os requisitos técnicos mínimos, integrem o sistema, aumentando ain­da mais a área de cobertura. Seu objetivo é auxiliar o tra­balho policial em atividades operacionais e investigativas ao acessar diversos bancos de dados de diferentes insti­tuições, correlacionando in­formações e imagens de locais, pessoas e veículos e promover ações policiais coordenadas.

Postagens relacionadas

Mulher é presa por tráfico de drogas na região

Luque

Dise apreende fuzil e drogas na zona Leste de Ribeirão Preto

William Teodoro

VIDEO – Homem é ferido a tiros após briga em partida de futebol na região

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com