João Camargo
Os jornalistas Gustavo Girotto, Ricardo Sartori e Juliano Sartori, naturais de Taquaritinga, na região de Ribeirão Preto, criaram uma série documental chamada “A tirania da minúscula coroa: covid-19”.
Na série, médicos, economistas, artistas, jornalistas e profissionais de áreas de pesquisa integram o conteúdo dos episódios. São mais de 300 horas de material, que foram transformadas na série exibida no YouTube, pelo canal Via d’Ideia.
Até o momento, já foram disponibilizados sete episódios, que abordaram o novo coronavírus em áreas como da saúde, da arte, do esporte, entre outros. O oitavo episódio, que irá ao ar neste domingo, 19 de julho, traz fortes depoimentos, bastidores e análises de importantes juristas.
Entre eles, estão alguns como o juiz federal da Lava Jato, Sergio Moro, também ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carlos Eduardo Sobral, delegado Federal e ex-presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).
Projeto
A ideia da série surgiu após Girotto ter sido convidado para fazer um quadro em uma rádio no interior com base em entrevistas pelo celular. “Com esse material, procurei os irmãos Juliano e Ricardo Sartori – que são grandes especialistas em construções de séries e edição de vídeos”, diz.
“Para minha felicidade, eles entraram arfando em mar revolto, toparam o desafio e assim nasceu a série documental”, comenta. A série foi construída pelo celular, sendo todos os depoimentos produzidos pelos próprios participantes. Esse foi um dos principais desafios, já que era importante manter o isolamento para criá-la.