A prefeitura de Ribeirão Preto lançou, nesta sexta-feira, 17 de julho, o programa Escola na TV, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Câmara de Vereadores. A partir de agosto, os cerca de 47 mil alunos matriculados na rede de ensino do município, desde o infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão acesso a aulas complementares transmitidas na TV Câmara, de segunda a sexta-feira, das oito às 14 horas.
A parceria foi divulgada pelo Tribuna na edição de ontem, mas os detalhes foram revelados em evento realizado por videoconferência que contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), do secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, do presidente da Câmara, Lincoln Fernandes (PDT), e do promotor da área, Naul Felca.
A gravação e transmissão ocorrerão nos estúdios da TV Câmara, tanto com aulas ao vivo, com possibilidade de interação simultânea entre alunos, professores e até mesmo familiares, quanto com conteúdos gravados cedidos por parceiros da secretaria.
Além disso, será criado um canal de WhatsApp para envio de perguntas e compartilhamento de conteúdo. O programa contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e poderá ser acessado pelos canais 31.4 na TV Digital, canal 9 no Ao Vivo TV, e nas páginas do Facebook e Youtube sob o nome Escola na TV Ribeirão Preto.
“O programa Escola na TV é uma ação complementar às medidas tomadas pela Prefeitura desde que as atividades presenciais foram suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é oferecer igualdade de condições para o acesso ao ensino”, diz o prefeito Duarte Nogueira, lembrando que parte dos alunos não tem acesso à internet.
Ele diz ainda que a meta é a “permanência na escola, orientar famílias e auxiliar alunos na realização das atividades escolares, fortalecer o vínculo entre escola, alunos e famílias, além de difundir protocolos e medidas para a prevenção ao contágio do novo coronavírus”, explica.
O horário de transmissão será divido para cada etapa de ensino e trabalhará com os temas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e temas transversais. Outros conteúdos poderão ser oferecidos como reforço, por exemplo, aulas de Libras para os estudantes da educação especial.
As programações serão divulgadas com uma semana de antecedência aos pais e alunos. A parceria será mantida no período pós-pandemia como alternativa para oferecer atividades pedagógicas complementares, mitigando e corrigindo as consequências da defasagem na aprendizagem dos alunos da rede municipal.
“O objetivo do programa é oferecer conteúdo educacional de qualidade para ser veiculado na TV aberta como estratégia para o ensino remoto. Não pretendemos substituir o conteúdo que está sendo oferecido pelas escolas, mas complementar as atividades com foco em todos os alunos com conteúdos alinhados ao referencial curricular do município”, diz o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
Ensino remoto
As aulas presenciais da rede municipal de ensino foram suspensas em 23 de março, após publicação do decreto de estado de calamidade pública que interrompeu o funcionamento dos serviços não essenciais em Ribeirão Preto devido à pandemia do novo coronavírus.
A partir daquela data, as escolas municipais adotaram a modalidade de ensino remoto, numa parceria entre diretores e vice-diretores das unidades escolares, coordenadores pedagógicos, docentes e Secretaria da Educação para planejar ações e atividades.