O coletivo Encontrão Poético e o Sesc Ribeirão Preto vão promover a edição virtual do “Slam da Cana – a Quebrada Resiste”. Slam são batalhas de poesia falada e teve início no Brasil há pouco mais de dez anos, se alastrando por todo país, principalmente pelas periferias, tornando-se um importante veículo de manifestação popular.
Em Ribeirão Preto, o movimento surgiu no início de 2018, com o “Slam da Cana”, coordenado pelo coletivo Encontrão Poético. O movimento traz esse nome como uma maneira de ressaltar a memória e o protagonismo dos trabalhadores da cana-de-açúcar, que foram fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil, principalmente na região.
A região de Ribeirão Preto é conhecida como o grande mar de cana a ideia é ligar essa característica à a cena cultural independente da cidade. Para continuar movimentando o cenário cultural mesmo em tempos de isolamento social, o Encontrão Poético e o Sesc se uniram para realizar essa batalha de forma virtual.
Os poetas se enfrentarão todas as sextas-feiras deste mês – começa neste dia 17 e prossegue em 24 e 31 de julho. A cada rodada um vídeo de três poemas será publicado na página do Sesc e o público que irá escolher a poesia que mais gostou, levando as mais votadas para a grande final.
A primeira batalha já aconteceu na última semana e os três poetas Ton, Kamila e Davi já estão na disputa. Essa semana mais três entram para a batalha. O “Slam da Cana – a Quebrada Resiste” edição virtual acontece às sextas-feira, às 19 horas, no Facebook do Sesc (www.facebook.com/sescribeiraopreto).