Tribuna Ribeirão
Geral

TSE quer suspender o voto por biometria

© Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu dis­pensar a identificação biomé­trica nas eleições municipais deste ano. Ele seguiu a reco­mendação de infectologistas para reduzir riscos de conta­minação pelo novo coronaví­rus durante o pleito.

Para os especialistas, ao registrar a digital no leitor de biometria, há mais chances de infecção, pois o equipamento não pode ser higienizado com frequência. Além disso, muitas vezes o leitor do equipamento não consegue identificar a digi­tal, e isso pode atrasar a vota­ção e provocar filas.

A medida ainda precisa ser referendada pelo plenário do TSE quando terminar o recesso do Judiciário. A corte também realizará reuniões de consultoria sanitária para defi­nir outras regras de segurança nas eleições. As eleições muni­cipais deste ano foram adiadas para 15 de novembro.
Nos municípios onde hou­ver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais vota­do não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de no­vembro.

Na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, as 34 cidades têm 1.169.719 eleitores, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta quarta­-feira, 15 de julho. Deste total, 775.101 aderiram ao cadastra­mento biométrico (66,26%) – faltam 394.618 (ou 33,74%).

Nas eleições de 2018 quatro cidades da Região Metropolita­na tiveram votação biométri­ca: Altinópolis, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio da Alegria e Tambaú. Em Ri­beirão Preto, a biometria não é obrigatória. Dos 441.845 elei­tores ribeirão-pretanos, apenas 169.995 fizeram o cadastra­mento digitral (38,47%) – fal­tam 275.850 (61,53%)

Em abril, a Justiça Eleitoral suspendeu, temporariamente, o cancelamento dos títulos dos eleitores que não com­pareceram ao cadastramento biométrico obrigatório em 2019. Assim, os eleitores de 479 cidades paulistas poderão votar normalmente nas elei­ções municipais de 2020.

Na região de Ribeirão Pre­to, a decisão beneficiou eleito­res de municípios como Bar­rinha, Pontal, Sertãozinho, Bebedouro, Barretos, Serrana, Serra Azul, Jaboticabal, Bro­dowski, Jardinópolis, Cajuru, Guariba, Ipuã, São Joaquim da Barra e São Simão.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Unip – Universidade Paulista

Redação 1

Botafogo contrata o atacante Erick Luis

Redação 4

Economia autoriza concurso público para 309 cargos do Departamento Penitenciário

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com