Tribuna Ribeirão
Geral

Toffoli coloca Geddel em prisão domiciliar

JOSÉ CRUZ/AG.BR.

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tri­bunal Federal (STF), deferiu liminar na noite de terça-fei­ra (14), “à luz do princípio do poder geral de cautela”, colo­cando o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) em pri­são domiciliar humanitária com monitoração eletrônica.

Toffoli acolheu um pedido da defesa e considerou que o agravamento do estado geral de saúde de Geddel, “com risco real de morte reconhe­cido”, justificava “a adoção de medida de urgência para pre­servar a sua integridade física e psíquica, frente à dignidade da pessoa humana”.

Geddel foi preso preven­tivamente em julho de 2017, após a Polícia Federal (PF) apreender aproximadamente R$ 51 milhões em dinhei­ro em um apartamento em Salvador. Denunciado em dezembro de 2017, ele foi condenado em outubro do ano passado a 14 anos e dez meses de reclusão por orga­nização criminosa e lavagem de dinheiro.

Atualmente, o ex-minis­tro esta custodiado no Cen­tro de Observação Penal, em Salvador. A domiciliar do ex-ministro tem validade pelo período de duração da recomendação nº 62 do Con­selho Nacional de Justiça, que orientou os tribunais e magis­trados a adotarem medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo corona­vírus. Em sessão plenária do conselho realizada no dia 12 de junho a recomendação foi renovada por mais 90 dias.

No despacho proferido durante o recesso forense, quando o presidente do STF é responsável por analisar casos urgentes, Toffoli regis­trou que a decisão no caso de Geddel é “excepcional”. Segundo ele, a mesma “não prejudica posterior reexame do juiz natural da causa”, o ministro Edson Fachin, re­lator da Lava Jato na Corte, “inclusive quanto ao período de duração da prisão domici­liar humanitária”

Postagens relacionadas

Cinco bairros da região norte de RP podem ficar sem água nesta quarta

Redação 2

PUBLICIDADE: Queen EXPERIENCE In Consert

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com