A Câmara de Vereadores negou, nesta terça-feira, 14 de julho, por 14 votos contrários e doze favoráveis, o pedido de urgência ao projeto de lei que autoriza a prefeitura de Ribeirão Preto a repassar R$ 423 mil para o Consórcio PróUrbano. A proposta foi protocolada alguns minutos antes da sessão de ontem.
Para ser votado nesta quinta-feira (16), o projeto precisava da aprovação da urgência. A proposta prevê o repasse do recurso para que o grupo concessionário do transporte coletivo urbano na cidade coloque na rua mais ônibus durante a pandemia. De acordo com os vereadores, não era possível aprovar a urgência sem analisar o teor da propositura.
Atualmente a frota do transporte urbano opera, em média, com 70% dos veículos. Isso representa 250 do total de 356 ônibus do Consórcio PróUrbano – são 118 linhas. Aos domingos e feriados, a redução chega a 60%. Nos finais de semana, o transporte coletivo já trabalha com 37% dos veículos a menos, mesmo antes da pandemia de covid-19.
Recesso de julho
A Câmara de Vereadores também aprovou o projeto de Resolução da Mesa Diretora que suspende o recesso parlamentar do mês de julho. Marcado para começar nesta quinta-feira com continuidade até dia 31. O intervalo acontece duas vezes ao ano, no mês de julho e entre dezembro e janeiro. O cancelamento ocorreu por causa da pandemia do coronavirus.