Mesmo com a manutenção da região de Ribeirão Preto na fase vermelha do Plano São Paulo – onde apenas as atividades consideradas essenciais estão podendo funcionar – a Prefeitura Municipal autorizou o Botafogo a dar sequência ao plano de retomada proposto pela FPF (Federação Paulista de Futebol) na cidade.
O clube esteve representado na reunião por Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da BFSA, e Osvaldo Festucci, presidente do BFC. A prefeitura não informou quem a representou no encontro entre as partes.
Segundo o Botafogo, na reunião, ficou determinado que o Pantera poderá retornar aos treinos utilizando o mesmo embasamento adotado pela Prefeitura Municipal de Campinas para a liberação dos treinos para os clubes daquela cidade, baseado na mediação celebrada perante o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região com a presença e concordância do Governo do Estado de São Paulo, Ministério Público , FPF (Federação Paulista de Futebol), clubes e Sindicatos dos atletas, treinadores e árbitros.
A liberação evita que o clube precise buscar outra cidade para treinar. Os jogos, porém, serão realizados em outros lugares, já que o protocolo de retomada autorizado pelo governo obriga que as partidas aconteçam estritamente em localidades que estejam na fase amarela do Plano São Paulo.
Devidamente autorizado, o Tricolor já começa a dar prosseguimento aos trabalhos com bola neste sábado. Até o momento, os jogadores do Botafogo estavam apenas realizando testes médicos e físicos.
Elenco reduzido
O elenco do Botafogo atualmente conta com 29 jogadores. Nove estão afastados por terem contraído o novo coronavírus e quatro estão entregues ao departamento médico. Dezesseis atletas do plantel, contando os jovens formados na base, estão aptos a trabalharem normalmente.
Nenhum dos jogadores que estão no DM tem situação grave. Segundo Pericles Machado, coordenador de fisioterapia do clube, quem está mais próximo de ser reintegrado ao grupo é o atacante Dodô, que rompeu o ligamento do joelho em outubro do ano passado.
Veto do MP
A Inter de Limeira vive situação parecida com a do Botafogo. Impedido de treinar pelo Plano São Paulo, o clube procurou a prefeitura de Limeira, que concedeu a liberação para a retomada dos treinamentos.
O Ministério Público, contudo, encaminhou um ofício a prefeitura da cidade recomendando a suspensão das atividades presenciais no clube. Em nota, o MP afirmou que a recomendação ocorre, justamente pelo fato de o município se encontrar na zona vermelha determinada na semana passada pelo governo estadual.
O Campeonato Paulista foi paralisado no mês de março, quando faltavam duas rodadas para a conclusão da primeira fase da competição. Com apenas oito pontos, o Botafogo era um dos integrantes da zona de rebaixamento para a Série A2. O Pantera encara o Guarani, no dia 22 de julho, e o RB Bragantino, no dia 25 de julho. Os locais e horários ainda não foram definidos pela federação.