Com um trabalho fundamental para ajudar a Guarda Civil Metropolitana, o Canil da GCM foi todo reformado para proporcionar mais comodidade aos servidores da corporação, além de todo o cuidado necessário com as principais estrelas do local, os cães. O trabalho de reforma foi voluntário, com a intenção de aumentar e ampliar o local, que atualmente abriga cinco animais, para melhorar o atendimento prestado.
O Canil da GCM foi criado em 25 de outubro de 2016 e conta com cinco cães, sendo quatro da raça pastor belga malinois e um rottweiler. Desde 2018, os animais já ajudaram em 53 prisões em flagrantes, apreensões de cerca de R$ 3 mil, mais de 15 quilos de maconha, dois quilos de crack, quase dez quilos de cocaína, além de munições, LSD, ecstasy, e outros objetos ilícitos e oriundos de furto e roubo.
O chefe operacional da GCM, Tiago Caldeira, Tiago Caldeira ressalta que os cães trabalham no patrulhamento preventivo em praças públicas, em torno de unidades escolares, áreas de invasão e, quando necessário, com o emprego dos cães na detecção de entorpecentes. “Atuam isoladamente em operações ou em apoio aos demais órgãos da segurança pública e também realizam demonstração de cunho educacional e recreativo”, explica.