Tribuna Ribeirão
Cultura

A História das Mulheres na Ciência

Séculos e séculos foram necessários para que as mu­lheres pudessem alcançar os bancos escolares. Na ciên­cia, então, isso era inima­ginável. Mas houve quem foi à frente de seu tempo e tomou seu lugar na história, abrindo caminho para todas as mulheres.

Pensando na importância disso, nesta segunda-feira (6), às 18h, pelo aplicativo Instagram @objetivo_oficial, as professoras de química, do Curso e Colégio Objetivo de São Paulo, Márcia Lopes e Gabriela Toti, apresenta­rão o tema aos internautas: “A História das Mulheres na Ciência”. Serão abordados as­suntos como:

A Ciência e as Mulheres – Breves biografias de cientistas que se destacaram no meio, como Marie Curie, polonesa, que foi a primeira mulher a concluir o curso de Física na Universidade de Sorbonne e que conquistou um Nobel de Física e outro de Química; e Lise Meitner, física austríaca que descobriu a fissão nucle­ar, isto é, a semente da bom­ba atômica. Infelizmente, por ser mulher, judia e viver à época do Nazismo, não teve seu trabalho reconhecido.

No Brasil, os destaques fi­cam para Bertha Lutz e Nise da Silveira são exemplos da luta da mulher por seus direi­tos na sociedade. Bertha, bió­loga e filha do famoso médico Adolfo Lutz, foi ícone nesta batalha que, até hoje, persis­te. Igualmente a ela, Nise da Silveira, psiquiatra, inovou o tratamento de doenças men­tais, principalmente no que diz respeito às atrocidades cometidas em manicômios.

Postagens relacionadas

Biblioteca Padre Euclides oferece oficina de publicação de livros

William Teodoro

Sarp traz 69 obras de 29 artistas  

Redação 2

Casa da Memória Italiana – Espaço ganha novas áreas de convivência

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com