O período de isolamento social, em virtude da pandemia do novo coronavírus, suspendeu as programações presenciais dos museus pelo mundo. Em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, se reinventou virtualmente e alcançou 646.518 pessoas em 490 publicações gratuitas pelas redes sociais e site.
Os números foram compilados entre 17 de março e 25 de junho, período no qual resultou em 100 dias de atividades on-line que integraram a iniciativa #CulturaEmCasa do governo estadual.
No total, o Museu Casa de Portinari dentre as 490 publicações apresentou lives, oficinas, vídeos, eventos on-line e curiosidades divulgadas para o público. Os vídeos tiveram mais de 6.600 visualizações, sendo 18.788 minutos assistidos. Como retorno, foram 646.518 pessoas alcançadas, 29.219 reações e 1.371 comentários nas publicações.
Página especial
Além dos conteúdos pelas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), o equipamento ganhou, também, uma página especial no site seguindo a iniciativa #CulturaEmCasa.
Oficinas, lives, apresentações de projetos e dos programas de acervo e edificação, participações de artistas regionais, programações temáticas são algumas das atividades que foram disponibilizadas nas redes sociais e no portal oficial.
O objetivo é que todos tenham acesso, gratuito, às ações culturais do equipamento, bem como ao espaço expositivo. Além disso, o público pode acompanhar curiosidades, participar de jogos em um só local, sem perder nada. Acesse: www. museucasadeportinari.org. br/culturaemcasa