A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia que a “40tena Cultural” prossegue neste mês de julho, após três meses consecutivos. Com a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa neste período de isolamento e distanciamento sociais, decretados em função da pandemia de coronavírus (covid-19), o projeto conta com uma extensa agenda semanal.
São atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados, até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, além dos programas permanentes como o Núcleo de Contadores de Histórias e Clube do Livro, entre outras ações.
As atividades começam nesta quarta-feira, 1º de julho, às 19 horas, com uma live no instagram da fundação (@ fundacaolivrorp) com a participação do diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, e o gerente adjunto do Sesc Ribeirão Preto, Lucas Molina. O tema do bate-papo é “O lugar da cultura na sociedade atual”.
Na sexta-feira (3), também pelo instagram, a escritora e professora Mary Del Priore fala sobre a “História das Mulheres”. A autora já escreveu clássicos como “História das Mulheres no Brasil”, “Corpo a Corpo com a Mulher”, “Histórias e Conversas de Mulheres”, entre outros. A atividade começa às 19 horas e conta com a mediação de Lilian Rosa.
Já em clima de final de semana, para o sábado (4), a partir das dez horas, a programação traz a Oficina Criativa de autoconhecimento com colagem com a artista visual Pris Lo, uma atividade para estimular a criatividade e a integração entre as famílias ou até com quem está em casa sozinho. Esta oficina multifacetada é voltada para todas as idades e será transmitida pela plataforma Zoom.
O objetivo é mostrar aos participantes as diversas técnicas e abordagens que podem despertar o potencial criativo de cada um. O link para acessar a oficina fica disponível na BIO do instagram da fundação e no site da instituição: https://fundacaodolivroeleiturarp.com. Para participar, a equipe de programação da fundação recomenda ter em mãos os materiais que serão necessários para as criações: tesoura, cola e todos os tipos de papéis, de jornal a embrulhos de presentes.
O projeto “40tena Cultural” já realizou mais de 35 atividades e impactou quase 13 mil pessoas, através das redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Enquanto as atividades não podem acontecer, de forma presencial, o projeto tem levado arte, cultura, informação e entretenimento para o público da instituição.