Tribuna Ribeirão
Cultura

Concerto celebra aniversário de RP

FL PITON/ARQUIVO

Em comemoração aos 164 anos de Ribeirão Preto, cele­brados em 19 de junho, a Or­questra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) apresentará uma live na noite deste sá­bado (27), às 19 horas, com transmissão pelos canais da prefeitura no Facebook e no Youtube. A regência do espetáculo é do maestro Reginaldo Nascimento e a apresentação será feita pelo prefeito Duarte Nogueira Jú­nior (PSDB).

O concerto acontece em uma parceria da prefeitura de Ribeirão Preto, Funda­ção Dom Pedro II e Orques­tra Sinfônica, com apoio da empresa Construtora Said e do Grupo Multiplan. Será a primeira vez que uma live é apresentada diretamente do Theatro Pedro II, sem plateia, justamente no terceiro maior palco de ópera do país em ca­pacidade de público.

O espetáculo será exi­bido apenas virtualmente por causa da pandemia de coronavírus, terá cerca de uma hora de duração e in­tegra, além do aniversário da cidade, a comemoração dos 90 anos de fundação do Theatro Pedro II, inaugura­do em 8 de outubro de 1930. A intenção era comemorar a data com uma intensa pro­gramação ao longo do ano, o que não está sendo per­mitido devido à necessida­de de distanciamento social.

A agenda do Theatro Pe­dro II e da própria OSRP acabou suspensa em março deste ano, quando se iniciou a quarentena de distancia­mento social. O último es­petáculo foi justamente a apresentação de um concerto da Orquestra Sinfônica, no dia 14 de março.

Concerto gravado
No último dia 17 de junho, a Orquestra Sinfônica gravou um concerto em homenagem ao aniversário da cidade. O vídeo foi disponibilizado em redes sociais e pode ser visto no canal da prefeitura de Ri­beirão Preto no Youtube. No concerto, o maestro Reginal­do Nascimento e os músicos estão usando máscaras. No repertório da live deste sába­do, que começa com a apre­sentação do “Hino a Ribeirão Preto”, estão grandes obras clássicas.

O advogado, político, ju­rista e escritor Saulo Ramos (1929-2013) é autor da letra do hino, musicado pela pro­fessora Diva Tarlá de Carva­lho (1914-1993). O hino foi escolhido em um concurso popular de poesias e músicas organizado, em 1955, pelo ex-prefeito José Costa para comemorar o centenário da cidade em 19 de junho de 1956, já no governo de Cos­tábile Romano.

O programa do espetácu­lo traz ainda obras de Edvard Grieg (1843-1907), Amilcare Ponchielli (1834-1866), Jac­ques Offenbach (1819-1880), Dmitri Shostakovich (1906- 1975), Johann Strauss (1825- 1899), Christoph Willibald Gluck (1714-1787), Ennio Morricone (1928), Astor Pia­zzola (1921-1992) e Henry Mancini (1924-1994).

Antes da pandemia
Quase 40 mil pessoas as­sistiram aos concertos e apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2019. Foram 71 apresen­tações, entre concertos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou metais em teatros, igrejas, escolas e eventos. No total, 37.994 es­pectadores testemunharam os espetáculos, a maioria sob a regência do maestro Regi­naldo Nascimento.

Postagens relacionadas

Teatro Santarosa retoma projeto “Palco Brincante” em julho

William Teodoro

Beyoncé impressiona público em estreia da turnê ‘Renaissance’

William Teodoro

Museu promove live com diretor do Sisem

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com