Tribuna Ribeirão
Justiça

Luiz Fux é eleito presidente do STF

O ministro Luiz Fux foi eleito nesta quinta-feira, 25 de junho, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. A posse foi marcada para 10 de setembro, às 16 horas. Ele vai suceder ao mi­nistro Dias Toffoli.

“Na qualidade de presi­dente eleito do STF, quero fazer uma promessa que vem de dentro. Prometo aos meus colegas que vou lutar intensa­mente para manter o Supre­mo Tribunal Federal no mais alto patamar das instituições brasileiras. Vou sempre me empenhar pelos valores mo­rais”, disse.

“Também me empenharei pelos valores republicanos, prometo me empenhar pela luta da democracia e respei­tar a independência entre os poderes, dentro dos limites da Constituição e da lei. Que Deus me proteja”, disse Fux, em uma rápida fala.

“Eu gostaria de agradecer a Deus, que testemunhou durante toda a minha car­reira na magistratura minha devoção de amor ao bem, à verdade e à justiça. E agra­deço a Deus, porque supera todos os limites dos sonhos humanos de um juiz de car­reira chegar à presidência do Supremo Tribunal Federal. Então meu primeiro agrade­cimento a Ele.”

A votação secreta foi feita a distância, por videocon­ferência, na sessão plenária desta quinta-feira. O STF tradicionalmente segue o princípio da antiguidade, ele­gendo para a presidência o magistrado com mais tempo de atuação no tribunal e que ainda não tenha chefiado o Supremo. A eleição foi ante­cipada por causa da pande­mia e para facilitar o proces­so de transição na Corte”.

Postagens relacionadas

Para STF porte de maconha para uso pessoal não é crime

Redação 2

TJ veda limite de idade para GCM 

Redação 2

CNJ endurece concurso para juízes

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com