O 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros capturou uma onça que estava em cima de uma árvore. O resgate ocorreu na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, em uma chácara no Recreio Anhanguera, na Zona Leste de Ribeirão Preto. O animal foi capturado e transportado até o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, onde passou por avaliação veterinária. A administração do zoo informou que o animal é uma fêmea de suçuarana.
Além disso, Alexandre Gouveia, zootecnista e diretor do Bosque Fábio Barreto, informou que o animal tem aproximadamente três anos e passou pelos primeiros exames. Segundo ele, é possível que a onça tenha fugido de incêndio ocorrido em uma mata próxima ao local onde foi encontrada. “Como a espécie é territorialista, ou seja, precisa de grandes áreas para sobrevivência, e de hábito noturno, é possível que a queimada tenha provocado seu deslocamento”, disse.
A suçuarana será inserida no programa “Uma Nova Chance”, voltado à recuperação de animais. “Ela passou pelos primeiros exames e não foi identificada nenhuma lesão aparente. Amanhã serão realizados novos exames e ela ficará em observação em um setor restrito até que esteja totalmente apta a voltar para a mata atlântica ou para o serrado, ambos habitats naturais do animal”, informa César Branco, médico veterinário do bosque.
‘Uma Nova Chance’
De janeiro até agora, o programa “Uma Nova Chance” do Bosque Zoológico Fábio Barreto recuperou e promoveu a soltura de 249 animais. Anualmente, cerca de 800 animais perdidos, ou vítimas de maus tratos, são recebidos, seja por atropelamentos, queimaduras, choques elétricos, caça predatória, tráfico, ou mesmo vítimas de cães ou outros motivos. A onça se encontra em recuperação em área restrita e será encaminhada para soltura em breve.