Tribuna Ribeirão
Geral

Prefeito quer abrir os salões de beleza

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Durante a reunião do Conselho Municipalista, gru­po que reúne representantes das cidades-sede de 15 regiões administrativas do Estado de São Paulo, o prefeito Duar­te Nogueira Júnior (PSDB) defendeu a reabertura de ati­vidades consideradas não es­senciais a partir da próxima segunda-feira, 29 de junho. Debate por videoconferên­cia, realizado na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, foi comandado pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a partir do Pa­lácio dos Bandeirantes.

Duarte Nogueira defen­de que, caso Ribeirão Preto avance de fase e salte da faixa vermelha de restrições para a laranja – onde estava entre 1º e 15 de junho –, o Estado permita a reabertura de salões de cabeleireiro, barbeiro, es­teticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador. Na Semana passada, a Câmara de Vereadores local incluiu esses serviços no rol de atividades essenciais durante a pandemia do coronavírus.

“Trata-se de questão im­portante de higiene pessoal. Ao incluirmos este setor, haverá maior facilidade em impor um regramento e comportamen­to de exigência dos próprios clientes nos protocolos de agendamento, distanciamen­to e assepsia do local, já que o próprio frequentador poderia controlar e exigir esses aspec­tos. Há um funcionamento in­formal hoje, desenfreado, sem a observação desses critérios”, disse o prefeito.

O tucano também quer que estender em uma hora o perío­do de atendimento das ativida­des comerciais e de prestação de serviços previstas na faixa laranja do Plano São Paulo – comércio em geral (central e dos bairros) e dos quatro sho­pping centers da cidade (Ri­beirãoShopping, Santa Úrsula Shopping, Shopping Iguatemi e Novo Shopping), concessio­nárias de veículos, imobiliárias e escritórios de arquitetura, en­genharia, advocacia e contabi­lidade, entre outros.

Segundo o prefeito, esta uma hora a mais poderia evitar a concentração de pessoas nos estabelecimentos e em áreas públicas. “Assim evitaríamos a concentração de pessoas nas ruas”. Na fase laranja, comér­cio de rua e concessionárias de veículos podem abrir de segunda à sexta-feira, das dez às 16 horas, e aos sábados, das dez às 14 horas. Já os shopping centers têm permissão para atender de segunda a sábado, das 16 às 20 horas, e o aten­dimento em escritórios vai de segunda à sexta, das nove às 13 horas.

Cada estabelecimento só pode atender, por dia, até 20% de sua capacidade máxima – o mesmo percentual vale para os estacionamentos dos centros de compras. Porém, o aumento do número de mortes por co­vid-19, o avanço dos casos do novo coronavírus e a alta taxa de ocupação de leitos de UTI levaram o governo do Estado a restringir as atividades comer­ciais e de prestação de serviços em Ribeirão Preto e nas demais 25 cidades da área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII).

Dados apresentados pelo governo do Estado no dia 19 apontam que dos cinco indi­cadores avaliados pelo Comitê de Contingencia-mento contra a Covid-19, dois se encontram na fase verde e três na fase la­ranja, que possibilitariam a rea­bertura de mais setores da eco­nomia para os 26 municípios do DRS XIII.

Segundo o Plano São Pau­lo, a região de Ribeirão Preto estava na zona verde de lei­tos de enfermaria, com 11,4 para cada 100 mil habitantes (o ideal é 19,1) e de variação quinzenal de casos, com 0,62 (o ideal é de 0,90 por 100 mil habitantes). Os outros três indicadores estavam na faixa laranja. O primeiro trata da ocupação de leitos de Unida­de de Terapia Intensiva (UTI), que estava em 75%, quando o ideal é de 66,5%.

Os outros dois dizem res­peito à variação de interna­ções, que estava em 1,11 para 100 mil habitantes (o ideal é de 0,99) e a evolução dos óbitos em decorrência da covid-19, que em Ribeirão Preto fechou a semana passada em 1,19 (quando o ideal é de 1,07 para 100 mil moradores). As novas medidas de enfrentamento à pandemia e a possível reaber­tura do comércio serão anun­ciadas nesta sexta-feira, 26 de junho, pelo governador João Doria (PSDB).

Postagens relacionadas

Covid provoca mais quatro óbitos

Redação 1

Brasil de olho em dez mi de doses da Sputnik

William Teodoro

Serrana/Ribeirão Preto – Região pode ter a variante Delta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com