Tribuna Ribeirão
Cultura

Prefeitura barra Feira do Livro Por: Flávio Ricco

AMIGOS DA FOTOGRAFIA

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) assinou na tarde desta segunda-feira, 22 de junho, uma declaração de participação que prevê a sus­pensão da realização da 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). O evento literário estava agendado para ocorrer de 30 de maio a 7 de junho e já havia sido transferido para entre 11 e 20 de setembro deste ano, em vários locais da cidade.

Segundo a prefeitura, os organizadores podem reali­zar o evento de forma virtual, sem a presença de público. A declaração do prefeito leva em consideração o decreto de pandemia da covid-19, pela Organização Mundial da Saú­de (OMS), em 11 de março de 2020. Também considera os decretos estaduais 64.862, de 13 de março de 2020, e o 65.014, de 10 de junho de 2020, que traz diversas determinações para garantir o afastamento social no estado de São Paulo.

O documento assinado pelo prefeito registra que des­de o início da pandemia, a prefeitura de Ribeirão Pre­to, juntamente com a Secre­taria Municipal da Saúde, “realiza trabalho árduo que envolve medias temporá­rias e emergenciais de pre­venção do contágio, na qual preza pelo isolamento so­cial”. A declaração registra o grande público que todos os anos visita a Feira do Livro, o que provocaria aglomerações de pessoas, eventos que ainda dependem de definições de datas para realização.

“Dessa forma, diante deste contexto atípico e de duração ainda indeterminada, fica sus­pensa a realização da 20ª Feria Internacional do Livro de Ri­beirão Preto, uma vez que ocu­pa espaços públicos da cidade, bem como envolve um grande número de pessoas, com base em edições anteriores, cerca de 180 mil”, aponta o documento.

Desde o início da pande­mia, o prefeito tem reiterado seu compromisso com a ma­nutenção da saúde e da vida das pessoas. “Vamos trabalhar para reduzir as possibilidades de contágio e, assim, assegurar o atendimento a todas as pes­soas que necessitarem de re­cursos médicos e hospitalares”, diz o prefeito.

A festa literária é consi­derada a segunda maior fei­ra a céu aberto do país e tem como tema “20 anos depois e agora?”. O autor homena­geado será Mia Couto. O au­tor educação é Edgar Morin; a autora infantojuvenil é Se­míramis Paterno; autor local, Carlos Roberto Ferriani, a pro­fessora homenageada (local), Elaine Assolini e o patrono Paulo Roberto Oliveira.

Fundação explica
A diretoria da Fundação do Livro e Leitura esclarece que essa decisão vinha se deline­ando deste o dia 10 de junho, quando foi realizada uma reu­nião entre organizadores da Feira do Livro e a prefeitura. Diz que e só não tinha oficia­lizado ainda a decisão, “pois a diretoria havia optado pela estratégia de informar cada parceiro do evento, de forma individualizada”.

Diz também que também pretendia, primeiro, informar “apoiadores, patrocinadores, toda equipe de trabalho e di­versos segmentos da socieda­de envolvidos na montagem do evento, como universida­des e instituições parceiras, antes de comunicar a popula­ção como um todo.”

Os organizadores já ha­viam agendado o anúncio à ci­dade para 7 de julho, que seria feito de forma conjunta com parceiros, em uma coletiva de imprensa via aplicativo Zoom. Essa decisão vinha sendo ava­liada de forma bastante crite­riosa, levando-se em conside­ração os números da doença em nosso país e os decretos das autoridades oficiais.

Postagens relacionadas

‘João e Maria’ no Teatro Municipal

Redação 1

Issao Imamura vai encantar RP

Redação 1

A música instrumental de Carrapicho Rangel

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com