Tribuna Ribeirão
Economia

Receita abre consulta a lote do IR

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

A Receita Federal abre nesta terça-feira, 23 de junho, às nove horas, consulta ao se­gundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. Mais de 3,3 mil contribuintes receberão R$ 5,7 bilhões no lote de maior valor já registrado. O dinheiro será creditado no dia 30.

Desse valor total, R$ 3,977 bilhões são para contribuintes com direito a prioridade no re­cebimento: 54.047 contribuin­tes acima de 80 anos; 1.186.406 contribuintes entre 60 e 79 anos; 89.068 contribuintes com algu­ma deficiência física ou mental ou doença grave; e 937.234 con­tribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda mais de um milhão de contri­buintes não prioritários que en­tregaram a declaração até o dia 4 de março. O pagamento será re­alizado no dia 30 de junho, data de encerramento do período de entrega das Declarações do Imposto de Renda das Pessoas Físicas/2020.

Neste ano, os lotes foram re­duzidos de sete para cinco com pagamento iniciando antes mes­mo do fim do prazo de entrega. O primeiro lote foi pago em 29 de maio. Para saber se teve a de­claração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Re­ceita Federal na Internet.

Na consulta à página da Re­ceita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo pro­cessamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as in­consistências e fazer a autorre­gularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita con­sulta às declarações do IRPF e situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Com ele será possível consultar di­retamente nas bases da Recei­ta Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará dispo­nível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fi­zer o resgate nesse prazo, de­verá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pe­dido de Pagamento de Res­tituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja cre­ditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qual­quer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais loca­lidades) e 0800-729-0088 (te­lefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta­-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Postagens relacionadas

Inflação das carnes pode passar de 17%

Redação 1

Brasil terá cota adicional na exportação de açúcar aos EUA

Redação 1

Mercado financeiro projeta inflação de 3,88% em 2024

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com