Tribuna Ribeirão
Esportes

FPF reclama de volta aos treinos só em julho e se reunirá com times do Paulistão

A decisão do governador de São Paulo, João Doria, de liberar a volta aos treinos dos clubes paulistas apenas a partir de 1º de julho provocou irritação. Em nota oficial, a Federação Paulista de Futebol (FPF) criticou a deci­são do governo e convocou uma reunião com a presença dos 16 participantes da Série A1 do Campeonato Paulista para dis­cutir o assunto.

A expectativa dos clubes e da FPF, como havia sido rela­tada na última terça-feira pelo Delegado Olim, presidente do Tribunal de Justiça Despor­tiva de São Paulo (TJD-SP) e deputado estadual, era para que a retomada dos treinos fosse praticamente imediata, dependendo apenas do cum­primento de protocolos, como a realização de exames médi­cos para a detecção de casos de coronavírus em jogadores, membros das comissões técni­cas e funcionários.

O governo estadual, porém, anunciou que os trabalhos esta­rão liberados apenas em julho, o que levou a FPF a manifestar “estranheza” com o “distante rei­nício”. “A Federação Paulista de Futebol recebeu a informação, a partir da entrevista coletiva con­cedida pelo Governo do Estado de São Paulo, de que os treinos dos clubes da Série A1 do Cam­peonato Paulista poderão ser retomados somente a partir do dia 1º de julho. “O anúncio, com o distante reinício das ativida­des, causou estranheza, já que o Protocolo de Retomada Gra­dual aos Treinos preza, em pri­meiro lugar, pela saúde de todos envolvidos”, afirmou a FPF, em nota oficial.

Em seu comunicado, a fede­ração lembra que as atividades estão praticamente paralisadas desde março – os jogadores fa­zem treinos nas suas residências – em função da pandemia do coronavírus. A entidade afirma que a decisão do governo esta­dual não tem explicação “plausí­vel e científica”. E convoca os clu­bes paulistas para una reunião nesta quinta-feira.

“Assim, os profissionais do futebol, que dependem de seu condicionamento físico para exercer suas atividades, seguem impedidos de trabalhar, sem que haja uma explicação plausível e científica. A Federação Paulista de Futebol convocará uma reu­nião virtual com os 16 clubes para esta quinta-feira, 15h, para tratar do tema”, acrescenta.

Em videoconferência re­alizada, na semana passada, a FPF deixou a decisão de li­berar ou não os treinamentos para as prefeituras das cidades dos clubes participantes. To­dos, porém, deveriam reto­mar ao mesmo tempo.

Dos quatro principais es­tados do futebol nacional, São Paulo é o único que ainda não liberou os treinos presenciais. Os times do Rio Grande do Sul foram os primeiros a ter ativida­des em campo, seguidos pelos clubes mineiros. E o Campeo­nato Carioca recomeçará nesta quinta-feira com a partida entre Flamengo e Bangu.

O Paulistão está paralisado desde 16 de março. Embora a volta aos treinos não ocorra com uma data determinada para a volta da competição, abre o caminho para a sua retoma­da, sendo que nesse momento faltam duas rodadas para o final da primeira fase, além dos con­frontos das quartas de final, se­mifinais e final. A liberação não vale, porém, para as regiões de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, que estão na classificação vermelha, a mais restrita do Plano São Paulo. Com isso, Botafogo e Comer­cial não vão poder retomar os treinos se Ribeirão não melho­rar sua classificação.

Postagens relacionadas

Piquerez testa negativo para covid-19 e reforça Palmeiras no Mundial de Clubes

William Teodoro

São Paulo faz treino em grupos com Miranda e Orejuela em escala de folgas

William Teodoro

Messi é eleito o melhor do mundo

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com