Tribuna Ribeirão
Saúde

RP bate recorde diário de covid-19

AGÊNCIA PETROBRAS

Ribeirão Preto registrou mais 198 casos do novo coro­navírus em 24 horas – oito a cada 60 minutos – e o total de pacientes infectados pelo Sars-CoV-2 na ci­dade saltou de 2.517 para 2.715 nesta terça-feira, 16 de junho, aumento de 7,8% em relação a segunda-feira (15), segundo dados divulgados pela Secreta­ria Municipal da Saúde (SMS).

O recorde diário de casos anterior havia sido registrado na quarta-feira da semana passada, dia 10, com 163 infecções. Atu­almente, são 10.061 notificações e 5.337 pessoas que testaram ne­gativo para covid-19, ou 53% do total. A cidade também aguarda o resultado de 2.009 exames que estão represados nos labora­tórios (20%) – passou de dois mil pela primeira desde maio. Os 2.715 casos confirmados representam 27%.

Os casos ocorreram em me­nos de quatro meses – são 96 de março, 209 de abril, 1.236 de maio e 1.174 de junho. Ribeirão Preto também tem 79 mortes por covid-19. Em um mês, des­de 17 de maio, quando Ribeirão Preto contabilizava 507 casos confirmados de coronavírus, mais 2.208 pessoas foram infec­tadas pelo Sars-CoV-2, média de 73 por dia (mais de um por minuto) e alta de 435,5%.

Na época, a cidade contabili­zava treze mortes por covid-19. Atualmente, são 66 a mais. A Secretaria Municipal da Saúde acrescentou às notificações e aos casos descartados também as síndromes gripais. Os pacientes que procuram atendimento no sistema de saúde do município e estão sendo testados mesmo com sintomas leves de gripe.

A ocupação de leitos de Uni­dade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de covid-19 no município – são 131 disponí­veis – chegou a 84,7% nesta ter­ça-feira, com 111 pessoas inter­nadas. A média dos últimos sete dias é de 79,9%, com 99 dos 124 leitos ocupados. Na enfermaria, são 156 pacientes ocupando 71,2% das 219 vagas. A média semanal é de 74,8%, com média de 148 pessoas para 198 leitos.

Na segunda-feira, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) anunciou o recebimento de respiradores e a ampliação do número de leitos de UTI para o tratamento exclusivo de pa­cientes com covid-19 na cidade. “Saímos de 121 leitos para 131 e chegaremos a 154 leitos de UTI apenas em Ribeirão Preto”, diz.

“No Departamento Regio­nal da Saúde (DRS XIII), ou seja, que engloba os municípios vizinhos, passaremos de 148 leitos para 196 leitos de UTI para atendimento de covid-19. Isso significa retaguarda para os novos casos que necessitem de internação e redução do percen­tual relativo de leitos ocupados”, afirma o chefe do Executivo.

O Hospital Santa Lydia re­cebeu na segunda-feira (15), do governo estadual, quatro respiradores novos que irão incrementar a estrutura de UTI. Os respiradores, impor­tados da Turquia pela Secre­taria de Estado da Saúde, são de última geração.

Os equipamentos foram en­tregues ao hospital com escolta policial. O Hospital Santa Lydia possui três leitos de UTI para a covid-19 e com a chegada dos respiradores será possível abrir mais quatro leitos, compondo, assim, sete leitos de UTI.

No sábado (13), Ribeirão Preto recebeu 28 respiradores novos que irão incrementar a estrutura de UTI do Hospital das Clínicas. No total, são 43 equipamentos que serão des­tinados também às cidades da região, como Serrana, Jaboti­cabal e Franca.

“Com a chegada dos novos respirados, novos leitos de UTI para Ribeirão Preto e região, pessoalmente, estou bastante confiante de que chegaremos no dia 29 de junho, daqui duas semanas, não na faixa vermelha e nem na alaranjada, mas na fai­xa amarela do Plano São Paulo, quando poderemos fazer a tran­sição para a retomada de impor­tantes atividades econômicas para toda a nossa cidade”, con­clui o prefeito Duarte Nogueira.

Segundo o Sistema de Mo­nitoramento Inteligente (Simi­-SP) do governo de São Paulo, que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes, taxa de isolamento social em Ribeirão Preto foi de 45% na segunda-feira (15). O ideal, se­gundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 70%, e o aceitável de 50%.

Postagens relacionadas

Vacinação para idosos com idade entre 75 e 79 anos está disponível para agendamento

William Teodoro

Infectologista: tomar mais de uma vacina não significa maior proteção

Redação 1

RP quer vacinar 180 mil contra a gripe

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com