Tribuna Ribeirão
Geral

Bom Prato vai atender 200 moradores de rua

FL PITON/ ARQUIVO

O Bom Prato de Ribeirão Preto passa a oferecer, nesta semana, refeições gratuitas às pessoas em situação de rua que não estejam abrigadas nos serviços de acolhimento da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas). A medida, prevista até 31 de julho, contemplará 200 mo­radores e é uma iniciativa da Secretaria de Desenvol­vimento Social do Estado de São Paulo.

Por dia, serão oferecidas três refeições gratuitas, sen­do café da manhã, almoço e jantar, mediante apresen­tação de um cartão com QR Code. O Centro de Referên­cia Especializado para Aten­dimento à População em Si­tuação de Rua (Centro Pop) da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) e unidade de referência para o cadastro, iniciou nesta quar­ta-feira, 10 de junho, o regis­tro dos beneficiados.

No dia anterior, profissio­nais do local passaram por uma capacitação do governo do Estado a respeito do pro­grama. De acordo Larissa So­ares de Melo, coordenadora do Centro POP, o cartão será abastecido diariamente, sem acúmulo de créditos. No en­tanto, seu uso é válido apenas no horário de funcionamento do local e não garante atendi­mento preferencial.

Devido à pandemia do novo coronavírus, em abril a Semas realizou uma parceria com a Secretaria Municipal do Esportes para oferecer atendimento às pessoas em situação de rua na Cava do Bosque, com capacidade para 130 acolhidos por dia.

A pasta também oferece acolhimento 24 horas às pesso­as em situação de rua na Casa de Passagem. Os locais ofere­cem refeições, banho e dormi­tório. O Centro Pop atende de segunda a sexta-feira, da oito às 17 horas, com refeições, ba­nho, dormitório e atividades.

Caso algum munícipe perceba uma pessoa em si­tuação de rua, a orientação é entrar em contato com o Fale Assistência Social, por meio dos telefones 161 e 0800 77 30 161, para infor­mar a localização.

Ações do Bom Prato
Desde o início de abril, os 59 restaurantes Bom Prato passaram por rápidas adap­tações para servir as refeições para viagem, em embalagens e com talheres descartáveis, com o objetivo de evitar aglo­merações. O horário de aten­dimento também foi amplia­do, sendo os cafés da manhã das sete às nove horas, almo­ços das dez às 15 horas e jan­tares, das 17h30 às 19 horas, ou enquanto houver refeições disponíveis.

Em Ribeirão Preto, o Bom Prato foi inaugurado em 22 de novembro de 2005 e fica na rua Saldanha Marinho nº 765, no Centro Velho. Em dias normais serve 2.050 re­feições, sendo 1.750 no al­moço a R$ 1 e 300 no café da manhã, a R$ 0,50. A entidade responsável pela unidade é Associação Espírita Casas de Betânia. Desde sua inaugura­ção, o restaurante já atendeu mais de 4,6 milhões de pesso­as. Atualmente só serve mar­mitex por causa da covid-19.

Postagens relacionadas

Bosque vai abrir neste feriado

William Teodoro

Mercado de trabalho para pessoas com deficiência é tema do Caminhos

William Teodoro

Nomeados os chefes das Forças Armadas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com