Apesar da paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, o mercado de transferências segue aquecido e muitos clubes estão se reforçando para a sequência da temporada – que ainda não tem data para recomeçar em todos os estados.
Um levantamento feito pelo Tribuna revelou que dos 20 clubes integrantes da Série B do Campeonato Brasileiro, apenas Botafogo, Confiança, Figueirense, Oeste e Vitória ainda não efetuaram nenhuma contratação para a competição.
Dentre os times que mais se reforçaram estão a Ponte Preta, que buscou cinco novos jogadores, CRB e Chapecoense, que efetuaram quatro contratações cada. O nome com mais destaque confirmado na Série B é o do volante Ralf, que deixou o Corinthians e vai defender as cores do Avaí.
Presidente do Botafogo, Osvaldo Festucci, afirmou que, por hora, o Pantera vai começar a disputa do Campeonato Brasileiro com o elenco que tem. A tendência é que o clube busque reforços pontuais com a competição em andamento.
“Por hora, o Botafogo vai com este elenco. Pode ser que mais para frente tenhamos duas ou três contratações, mas não agora. A verdade é que não está fácil para ninguém, o dinheiro do futebol sumiu”, afirmou o mandatário botafoguense.
Em entrevista recente ao programa “Tá na Rede”, Adalberto Baptista, principal investidor da Botafogo S/A, afirmou que o Tricolor não vai contratar sem ter uma posição concreta de quando a bola volta a rolar. O dirigente também citou que, por conta da briga contra o rebaixamento no Paulistão, o planejamento foi antecipado e algumas contratações já foram feitas pensando na disputa do nacional.
Os atletas citados por Baptista são o zagueiro Robson, os volantes Naldo e Victor Bolt, os meio-campistas Marcos Vinicius e Matheus Anjos e o atacante Wellington Tanque.
Dos reforços, apenas Marcos Vinicius ainda não teve grandes oportunidades no Pantera. O meio-campista disputou pouco mais de 10 minutos da partida contra o Oeste, a última antes da paralisação do futebol. Já os demais, todos são titulares do time comandado por Claudinei Oliveira – que também tem contrato para a Série B.
Por outro lado, o Botafogo foi um dos times que menos sofreu baixas durante a pandemia. Até o momento, apenas o zagueiro Didi, que encerrou seu contrato e não quis ficar no clube, e Willian Oliveira, que rescindiu seu vínculo de forma amigável e acertou com a Chapecoense.
Outra novidade importante é o retorno do atacante Dodô, que está fora de combate desde outubro do ano passado, quando se machucou em uma partida do Campeonato Brasileiro. O jogador foi liberado pelo departamento médico e deve retomar as atividades assim que for permitido pelas autoridades sanitárias.