A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública vai mudar de endereço na próxima segunda-feira, 8 de junho. A informação foi divulgada pela prefeitura de Ribeirão Preto depois que um incêndio atingiu duas salas do antigo prédio da pasta, no antigo Mosteiro São Bento, construção histórica próxima ao Santuário Sete Capelas, no começo da manhã desta terça-feira (2).
O edifício também acolhe as secretarias municipais da Educação e a Administração, no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro, Zona Leste da Cidade. As chamas foram constatadas por volta de 7h50. O fogo começou no segundo andar do prédio. Como o local tem várias divisórias de material inflamável, as labaredas consumiram as salas rapidamente e foram controladas após uma hora de trabalho do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros.
Apenas uma faxineira, um vigilante e uma copeira estavam presentes no momento do incêndio. Ninguém ficou ferido. A Polícia Técnica ainda não divulgou o que teria provocado as chamas. A prefeitura informou que os prédios contam com rede de alarme e hidrantes que foram acionados e utilizados pelos bombeiros no combate ao incêndio.
“Funcionários das secretarias do Planejamento, Administração e Educação foram dispensados por questões de segurança. As causas do incêndio estão sendo apuradas”, diz a administração municipal em nota distribuída à imprensa. De acordo com o governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB), a partir da próxima segunda-feira, as secretarias de Planejamento e a de Administração mudarão para o antigo prédio da Receita Federal, localizado na avenida Doutor Francisco Junqueira esquina com a avenida Plínio de Castro Prado.
O imóvel foi cedido a prefeitura pela União. Já a Secretaria da Educação, que atende no mesmo prédio, também está de mudança. Até esta quinta-feira (4), vai para a sede da Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (Cohab-RP), onde ocupará dois andares (1º e 2º) do edifício localizado na avenida Treze de Maio nº157, no Jardim Paulista, a poucos metros de distância. A Cohab-RP continuará no mesmo local, no térreo. Já o atendimento das secretarias da Administração e Planejamento estão suspensos até a próxima segunda-feira por medida de precaução.
Em 2017, a juíza Roberta Steindorff Malheiros Melluso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, concedeu liminar ao Grupo de Atuação Especial em Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – órgão vinculado ao Ministério Público Estadual (MPE) – e à Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo e barrou a visitação pública a vários locais do Parque do Morro São Bento, por causa do risco de incêndio.
A prefeitura de Ribeirão Preto foi forçada a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e providenciar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) das secretarias municipais da Administração, Educação, Planejamento e Gestão Pública e do Complexo Esportivo Elba de Pádua Lima – Tim (Cava do Bosque, Ginásio Gavino Virdes), que abriga a pasta de Esportes.
Outros espaços foram interditados porque também dependiam do documento dos bombeiros, como as instalações do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, teatros Municipal e de Arena Jaime Zeiger e as igrejas do Santuário de Sete Capelas.