Tribuna Ribeirão
Geral

Covid-19 – Planos de saúde terão de incluir seis exames

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluirá mais seis exames na cobertura obrigatória dos planos de saúde. Os proce­dimentos auxiliam na de­tecção diferencial do novo coronavírus, descartando ou confirmando outras sus­peitas, ou ajudam na identi­ficação de complicações em pacientes com a covid-19, como tromboses.

A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da agên­cia reguladora em reunião realizada na quarta-feira (27) e passará a valer quando for publicada no Diário Oficial da União, em forma de reso­lução normativa, assim que o documento for assinado pelo diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel, e encaminhado à Imprensa Nacional. Segundo a ANS, a resolução será publicada nes­ta sexta-feira (29).

Esta é a segunda vez que a agência inclui exames obriga­tórios na cobertura dos pla­nos de saúde no contexto da pandemia. Desde o dia 13 de março, os planos são obriga­dos a cobrir o exame Pesqui­sa por RT-PCR, teste labo­ratorial considerado padrão ouro para a confirmação da covid-19. Os exames que a ANS incluirá entre os de co­bertura obrigatória pelos pla­nos de saúde são os seguintes:

Dímero D (dosagem)
O procedimento já é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, porém, ain­da não era utilizado para ca­sos relacionados à covid-19. É um exame fundamental para diagnóstico e acompa­nhamento do quadro trom­bótico e tem papel importan­te na avaliação prognóstica na evolução dos pacientes com covid-19.

Procalcitonina (dosagem)
O procedimento é reco­mendado entre as investi­gações clínico-laboratoriais em pacientes graves de co­vid-19, auxiliando na distin­ção entre situações de maior severidade e quadros mais brandos da doença.

Pesquisa rápida para in­fluenza A e B e PCR em tem­po real para os vírus influenza A e B – São testes indicados para diagnóstico da influenza. A proposta consiste na incor­poração dos dois procedimen­tos para minimizar questões de disponibilidade e para oti­mizar o arsenal diagnóstico disponível. A pesquisa rápida é recomendada para investiga­ções clínico-laboratoriais em pacientes graves. O diagnós­tico diferencial é importante, pois a influenza também pode ser causa de síndrome respira­tória aguda grave (Srag).

Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório
Esses testes são indicados para diagnóstico da infecção pelo Vírus Sincicial Respi­ratório (VSR). A proposta consiste na incorporação dos dois procedimentos para mi­nimizar questões de disponi­bilidade e para aprimorar as possibilidades. O teste rápido para o VSR é útil no diagnós­tico diferencial de covid-19 em crianças com infecção vi­ral grave respiratória.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Multas terão desconto de 40%

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com