Cinquenta e cinco cidades da macrorregião de Ribeirão Preto têm 1.933 pessoas infectadas com o novo coronavírus, além de 76 mortes por covid-19. Já são 25 municípios com falecimentos em decorrência da doença. A taxa de letalidade é de 3,9%. Nesta quinta-feira, 28 de maio, Orlândia confirmou o segundo falecimento em decorrência de infecção por coronavírus.
O paciente era um homem, de 94 anos, que estava internado no Hospital Beneficente Santo Antônio. Não há informação se a vítima tinha doenças pré-existentes. Já Pontal registrou o terceiro óbito por covid-19. Ribeirão Preto tem o maior número de mortes (24) e chegou a mil casos confirmados. As demais vítimas fatais do Sars-CoV-2 são de Barretos (dez), Jaboticabal (cinco), Serrana (quatro) e Sertãozinho (quatro).
Depois aparecem Franca (três), Jardinópolis (três), Pontal (três), Colina (duas), Viradouro (duas), Orlândia (duas), Barrinha (uma), Batatais (uma), Bebedouro (uma), Brodowski (uma), Cajuru (uma), Cravinhos (uma), Pirangi (uma), Monte Alto (uma), Igarapava (uma), Guará (uma), Pitangueiras (uma), Pradópolis (uma), Santo Antônio da Alegria (uma) e Jaborandi (uma).
Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo de São Paulo, que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes, a taxa de isolamento social no estado foi de 48% na quarta-feira (27). O levantamento é feito em seis cidades da região. Confira. Ribeirão Preto (45%), Barretos (41%), Bebedouro (50%), Franca (45%), Jaboticabal (45%) e Sertãozinho (47%). O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 70%, e o aceitável de 50%.