Desde o começo da pandemia do novo coronavírus na cidade, o Procon de Ribeirão Preto recebeu 233 denúncias relacionadas à covid-19, média de quase três atendimentos por dia (2,6). De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a maioria das reclamações está relacionada à comercialização de máscaras, álcool em gel e luvas. O levantamento abrange o período de 26 de fevereiro até segunda-feira, 25 de maio.
Do total de denúncias, 128 estão relacionadas ao álcool em gel (54,93%) e 51 sobre máscaras e luvas (21,9%). Já os aumentos de preços em supermercados resultaram em 29 registros (12,45%) e queixas com viagens e passagens somaram 25 denúncias (10,72%). Os consumidores da região central da cidade foram os que mais fizeram denúncias em relação ao coronavírus com 34 registros, seguidos pelos do Jardim Paulistano, na Zona Leste, com doze.
Segundo a Fundação Estadual Procon, foram fiscalizados 2.933 farmácias, supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos de 188 cidades do Estado de São Paulo. Deste total, 90% dos locais – 2.651 estabelecimentos – foram notificados a apresentarem notas fiscais de venda ao consumidor final e de compra junto aos seus fornecedores de álcool em gel e máscaras para verificação de eventual aumento abusivo e sem justa causa.
Até o momento, mais de R$ 3 milhões em multas foram aplicados. Os setores que mais sofreram autuações foram o de farmácias, com multas em torno de R$ 2,3 milhões, e o de supermercados, multados em cerca de R$ 800 mil. Foram no total doze supermercados, doze farmácias, oito revendedores de gás e mais dois estabelecimentos comerciais, totalizando 34 fornecedores até o último balanço.
O aumento injustificado de preços está em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor e os fornecedores que estiverem incorrendo nesta prática e prejudicando a população serão multados. A colaboração do consumidor tem sido fundamental, denunciando no site Procon-SP e nas redes sociais, os estabelecimentos que estão se aproveitando deste momento para obter lucros abusivos.
Já foram registradas mais de 2,5 mil denúncias de preços abusivos de álcool em gel e outros itens por meio das nossas redes sociais. De março até 11 de maio, houve um aumento de 950% nos relatos de preços abusivos (de 247 denúncias em 16 de março para 2.595 em 11 de maio). Mais de 14 mil consumidores procuraram a instituição em razão da covid-19, são pedidos de orientação, dúvidas, denúncias e reclamações.
Em Ribeirão Preto, o site do Procon-RP, que faz parte do portal www.ribeiraopreto. sp.gov.br, tem um link para reclamações e atendimento eletrônico, além de uma cartilha com recomendações. Já o @ proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para android e iOS – ou via redes sociais, marcando @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.