Com a economia em crise e a necessidade de fazer a documentação em veículos, o parcelamento oferecido pelas empresas de despachantes tem se tornado uma opção. Segundo o presidente da Associação dos Despachantes de Ribeirão Preto, Éder Di Giuseppe, a procura por esse tipo de serviço aumentou, no entanto não há como precisar o número de pessoas que optam pelo parcelamento na cidade.
Di Giuseppe acredita que a procura pode ser maior em caso de divulgação. Segundo ele a taxa de juros é diferenciada, variável de acordo com o mercado, até 12x no cartão (veja simulação nesta página).
A partir desta segunda-feira, os despachantes poderão realizar (online, por conta da pandemia de covid-19) o primeiro emplacamento, renovação de CNH, transferência e liberação de veículo e outros.
Estima-se que existam no estado de São Paulo aproximadamente 18 milhões de carros. Ribeirão Preto é uma das cidades com a maior frota, com cerca de 600 mil veículos.
O licenciamento obrigatório do veículo é um dos serviços impactados, que se não realizado pode trazer multa e até a apreensão do veículo. A infração é gravíssima, gera 7 pontos no documento de habilitação e pagamento de R$ 293.