“A amizade parece ser uma alma gigante dividida entre dois corpos”. Essa é uma das maneiras que Emicida enxerga a relação entre dois amigos. No trabalho de estúdio “AmarElo” (2019), o rapper paulista falou mais sobre o assunto na faixa “Quem tem um amigo (Tem tudo)”. Agora, a canção – uma homenagem ao sambista Wilson das Neves (1936-2017) – chega aos aplicativos de música em um EP que reúne três versões.
Uma é cantada em inglês, a outra um remix que agrega novos versos e a voz de Rashid e a original, que traz a participação especial de Zeca Pagodinho, da dupla Os Prettos e do grupo japonês Tokyo Ska Paradise Orchestra. Esta última ganhou ainda um videoclipe inspirado na abertura de Dragon Ball.
Ao longo dos anos, referências e menções sutis ao Dragon Ball apareceram na obra de Emicida, fã declarado do anime japonês criado por Akira Toriyama. Só para citar algumas, na faixa “Avua Besouro” ele cita a técnica de combate criada pelo Mestre Kame, chamada Kamehameha. O videoclipe de “Zica, vai lá” mostra um dos personagens trajados como Goku, o personagem principal de DB. Até o Sr. Popo entrou em uma de suas letras, no caso em “Emicídio”.
No videoclipe de “Quem tem um amigo (Tem tudo)”, a sutileza vira inspiração escancarada na abertura de Dragon Ball (no caso, a da primeira edição, na qual Goku ainda é criança). “Nesse momento de isolamento, estamos vivendo as relações de modo mais intenso e a tônica desse vídeo é a amizade”, diz Emicida.
“Nós crescemos assistindo a esse tipo de animação, como o Dragon Ball, com os nosso amigos. Então é uma maneira de revisitar uma lembrança nostálgica, aquele sentimento gostoso de trombar os nossos camaradas dentro de uma atmosfera que remete à nossa infância”, compartilha.
No videoclipe animado, Emicida aparece como a versão do personagem principal, o Goku. Assim como no Dragon Ball, ele se locomove em uma nuvem voadora. Wilson das Neves, por sua vez, ganha os contornos do sábio Kami-Sama, um dos seres que serviram como Deus da Terra. Já Zeca Pagodinho é representado como o Mestre Kame (mestre de artes marciais e primeiro professor de Goku; sempre presente em sua evolução).
Os Prettos são os guerreiros Tenshinhan e Caos, enquanto o grupo Tokyo Ska Paradise Orchestra teve o seu terno inspirado em um modelo usado por Kuririn, nome que surge como antagonista de Goku, mas logo se torna aliado em sua jornada. “Quem tem um amigo (Tem tudo)” enaltece a beleza que é ter alguém com quem contar.
Também é uma homenagem ao sambista Wilson das Neves – nas palavras do rapper, “o orixá que tivemos o prazer de conhecer em vida”. “O Seu Wilson não usava WhatsApp, então ele me mandava as melodias em fita cassete pelo correio mesmo. Eu estava trabalhando em algo para nós dois gravarmos juntos, porém ele partiu antes disso”, compartilha Emicida. A melodia virou a trilha dessa ode à amizade.