Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

A vantagem de reunir todo seu conteúdo em um único aplicativo

Sqed, aplicativo de notas, listas e lembretes desenvolvido no Brasil, lança nesta quinta-feira (21) uma nova versão com interface aprimorada e mais recursos para que o usuário possa organizar seus compromissos e ideias em um único lugar.  

“Diariamente somos impactados por um volume gigantesco de informações, muito acima da nossa capacidade de gerenciamento”, explica o CEO da Sqed, Luís Fernando Saraiva. “O app se propõe a usar a tecnologia de uma forma simples para resolver esse problema”. Com ele, o usuário pode criar, capturar, guardar ou compartilhar qualquer informação quando ela surge, seja por texto, foto, vídeo, áudio ou arquivo PDF.

Cada nota, ou “sqed”, fica no seu perfil pessoal e, uma vez que esse sqed é criado, o usuário pode utilizar elementos de gerenciamento e complementos de conteúdo como dia, hora, links, localização, além de notificações que também podem acompanhar essa nota. Consultas médicas, viagens, shows, um post que você viu em uma rede social, uma informação importante que alguém falou no WhatsApp, seu calendário de vacinação… Tudo isso pode ser jogado no Sqed e organizado.

“O projeto nasceu de uma necessidade minha, na rotina que tinha como diretor de pesquisa e desenvolvimento da Hewlett Packard Enterprise”, lembra Saraiva. Nas viagens entre Porto Alegre e o Vale do Silício, na Califórnia, o executivo conta que sentia a necessidade de poder concentrar toda sua demanda em um aplicativo só, de maneira organizada. “No mundo digital, nós somos solicitados a lembrar de muitas coisas vindas de vários lugares, tudo ao mesmo tempo. Pensei em um produto que pudesse concentrar todas essas coisas em um só local”, completa.

Reprodução

Buscando uma solução para esse dilema, a idea do aplicativo começou a crescer – já que nenhuma opção disponível no mercado conseguia reunir todas as características desejadas. “A necessidade veio primeiro. Como não partimos do que outros apps fazem, temos alguns diferenciais como a convivência de, no mesmo ambiente, guardar notas gerados e recebidas pelo usuário e o uso de ferramentas próprias de redes sociais para que usuários sigam”, explica Saraiva.

O usuário pode, por exemplo, marcar uma consulta médica e criar um sqed com horário e local. Assim, a notificação do compromisso já fica pronta no aplicativo. Isso pode valer ainda para eventos, como uma maratona ou um show.

Além de criar e gerenciar seus próprios sqeds, o usuário pode capturar sqeds dos Espaços – perfis que podem ser criados por empresas, organizações ou grupos de pessoas para hospedar conteúdos e disponibilizá-los de forma pública ou privada.  

Usuários também podem compartilhar sqeds entre si, com dicas e informações. “O Sqed é um aplicativo de uso híbrido para o usuário, pois ao mesmo tempo em que ele pode interagir com os Espaços, pode criar, gerenciar e compartilhar seu próprio conteúdo. Os sqeds não têm likes ou comentários, então só compartilha quem realmente tem alguma coisa para mostrar, e só salva o sqed quem achou que aquilo é útil. Não fica essa ‘briga’ por popularidade como em outras redes sociais”, afirma Saraiva.

Reprodução

Nessa nova versão, o Sqed está sendo lançado inicialmente em um modelo totalmente gratuito. A empresa espera, nos próximos meses, apresentar modelos de assinatura paga, com mais ferramentas para os usuários. Da mesma forma, o uso por parte de empresas também possui uma base gratuita, que pode ser ampliada com modelos pagos. “A primeira faixa de preço possibilitará, por exemplo, a empresa criar até cinco Espaços diferentes e postar até 200 sqeds. Empresas poderão, também, comprar sqeds avulsos ou Espaços temporários, para promoção de um produto ou evento”, explica o CEO da empresa.

O Sqed foi criado por Saraiva e conta com o advogado Pedro Cirne Lima e o publicitário Eduardo Cheffe no quadro societário no Brasil. Rogério Timmers ocupa a posição de executivo de TI na startup. Desenvolvido no Tecnopuc, o parque científico e tecnológico da PUCRS, o app também tem “um pé” nos Estados Unidos, representado por Anelise Nascente, que atuou como diretora de marketing do Habib’s e da rede Magazine Luiza, e Fernando Tessari, empreendedor, com experiência em aplicações de tecnologia para empresas de internet, publicidade e Digital Signage.

Via Olhardigital

Postagens relacionadas

AutoDesk anuncia a compra da startup PlanGrid

Redação 1

Chuvas de meteoros estão previstas para agosto e setembro

Redação 1

Facebook atualiza o Spaces, seu aplicativo de realidade virtual

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com